Jurailton propõe debate sobre situação da cratera na Ilha de Matarandiba

Na manhã desta quarta-feira (14), o deputado estadual Jurailton Santos (Republicanos), propôs em reunião da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos, a realização de uma audiência pública para discutir as condições da cratera na Ilha de Matarandiba, localizada no município de Vera Cruz.

A cratera, descoberta em 2018 na área de exploração da mineradora multinacional Dow Química, está no meio de uma mata nativa, a cerca de 1 km do local onde vivem os moradores da vila, que estão apreensivos. “Já estive por diversas vezes na localidade, acompanhando de perto a situação e conversando com os moradores, que até o momento não obtiveram respostas. Não podemos deixar esse caso cair no esquecimento, pois a situação é preocupante. Tenho certeza que por meio desse pedido, poderemos buscar meios para solucionar o problema da Ilha”, disse Jurailton.

O parlamentar ainda lembra que em março de 2019, participou de uma reunião na Associação Sociocultural de Matarandiba (ASCOMAT), que tratou dos possíveis impactos na vila, provocados pela cratera. “Me reuni com os órgãos da Defesa Civil, Bombeiros, Polícia Militar, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais (CPRM), Prefeitura Municipal de Vera Cruz e representantes da DOW Brasil, para justamente compreendermos a situação e buscarmos a solução, mas ao que parece, o caso continua esquecido”, lamenta o deputado, que também agradece o apoio do presidente da Comissão, José de Arimateia (Republicanos), por abraçar essa causa.

Últimas Noticias

MAM-Bahia passa a abrir aos sábados e domingos e lança novos projetos

Em atendimento a centenas de pedidos e campanhas virtuais feitas por baianos e turistas, o Museu de Arte Moderna...