Vacina antirrábica passa a ser ofertada no Castramóvel em Piatã

A vacina antirrábica passa a ser ofertada no Castramóvel no bairro de Piatã, em Salvador, além dos procedimentos cirúrgicos para cães e gatos. A medida, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), foi adotada após a alta procura por tutores pelo equipamento itinerante municipal para facilitar o acesso as doses.

Não é preciso agendamento para o serviço gratuito de vacinação, disponível das 08h às 11h, até o dia 28 de maio. Devem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004.

“Ao vacinar o animal, a pessoa estará protegendo o pet e também a sua família, pois estamos falando de uma zoonose que acomete todos os mamíferos e que é letal em seres humanos”, alerta Tainara Ferreira, diretora da Diretoria de Proteção Animal (DIPA).

Castrações

As castrações podem ser solicitadas no e-mail agendamento.dipa @ gmail. com ou presencialmente nos postos de saúde. É necessária a apresentação do RG e CPF do tutor, comprovante de residência, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada.

No dia agendado é realizada a triagem do animal e, caso esteja tudo em ordem com a saúde, a castração é feita em seguida. Por conta da pandemia, a recomendação é que compareça apenas o tutor e o animal para não gerar aglomeração.

Além de Piatã, há disponível também um Castramóvel no Centro de Cidadania e Cultura de Pirajá – Parque São Bartolomeu, localizado na Rua 24 de Agosto, 381, em Pirajá, até 29 de abril.

Últimas Noticias

Tentativa de toque de recolher na Barroquinha após mortes de traficantes

Traficantes de drogas que atuam no Centro Histórico de Salvador ameaçaram comerciantes da Barroquinha e determinaram toque de recolher,...