Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Por causa do Dia de Tiradentes, shoppings funcionarão segunda (19)

Devido ao feriado do Dia de Tiradentes, comemorado na quarta-feira (21), a Prefeitura vai liberar o funcionamento de shoppings centers, centros comerciais e lojas de rua na próxima segunda (19). O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Reis em coletiva virtual nesta sexta (16). Na ocasião, ele também comunicou a prorrogação de restrições das atividades suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus.

A medida atende a um pleito de representantes do segmento, uma vez que os estabelecimentos ligados a esses setores não poderão funcionar no feriado. Conforme o plano de atividades econômicas (ferramenta que traz as regras sobre o funcionamento escalonado de diversas atividades comerciais na capital baiana), neste período em que Salvador se encontra na fase vermelha, os shopping centers e comércio de rua estão autorizados a operar de terça a sábado.

“Estamos autorizando esta antecipação, já que esses estabelecimentos manterão as atividades fechadas na quarta. Era uma demanda do setor produtivo. Analisamos que, diante do feriado no meio da semana, o impacto que isso teria no transporte público não iria comprometer toda a estratégia que adotamos aqui”, destacou Bruno Reis.

Os estabelecimentos autorizados a funcionar sem restrição de dias, assim como os bares e restaurantes e academias de ginástica, localizados em shopping centers, centros comerciais e similares, e que tenham acesso independente, poderão funcionar na quarta (21).

Prorrogação – As medidas restritivas em vigor na cidade foram prorrogadas por mais sete dias. Desse modo, dentre as principais, seguem suspensas as atividades de classe com a presença de alunos da rede municipal de educação e da rede privada de ensino. Só está autorizado o funcionamento das escolas, exclusivamente, para utilização das instalações com a finalidade de gravação e transmissão de aulas virtuais.

Além disso, continua proibida a realização de qualquer ação que implique em emissão sonora, através de quaisquer equipamentos, em logradouros públicos ou estabelecimentos particulares. Também está vetado o acesso a áreas públicas de lazer, como praias e parques.

Também seguem mantidas as disposições referentes ao funcionamento dos estabelecimentos de call center, que envolvem redução em 30% do número de funcionários e proibição do trabalho in loco dos funcionários(as) que tenham: 60 ou mais anos de idade; histórico de doenças respiratórias e doenças crônicas; gestantes; e pessoas que utilizam medicamentos imunossupressores.

Fica prorrogada, ainda, a determinação que estabelece horário especial para atendimento exclusivo de idosos, pessoas com diagnóstico de câncer e em uso de medicamentos imunossupressores, das 7h às 9h, nos mercados e supermercados.

Banco Central revisa previsão de crescimento da economia para 1,9%

O Banco Central (BC) revisou de 1,7% para 1,9% a previsão de crescimento do Produto Interno Bruno (PIB) em 2024. O PIB é a...

Espingarda é apreendida pela PM em Macarani

Na manhã desta quinta-feira (28), policiais militares da 8ª CIPM apreenderam uma arma de fogo no bairro Osvaldo Pistola, no município de Maracani. Os militares...

Banco Central revisa previsão de crescimento da economia para 1,9%

O Banco Central (BC) revisou de 1,7% para 1,9% a previsão de crescimento do Produto Interno Bruno (PIB) em...
Prefeitura Municipal de Savaldor

Banco Central revisa previsão de crescimento da economia para 1,9%

O Banco Central (BC) revisou de 1,7% para 1,9% a previsão de crescimento do Produto Interno Bruno (PIB) em...

Espingarda é apreendida pela PM em Macarani

Na manhã desta quinta-feira (28), policiais militares da 8ª CIPM apreenderam uma arma de fogo no bairro Osvaldo Pistola,...

PM apreende arma e droga em Paulo Afonso

Policiais militares da CIPT Rondesp Nordeste apreenderam uma arma de fogo na tarde desta quinta-feira (28) em Paulo Afonso. Os...

Homem é preso por suspeita de tráfico de drogas em Mata de São João

Na tarde desta quinta-feira (28), policiais militares da 53º CIPM detiveram um homem por suspeita de tráfico de drogas...