Prefeitura de Porto Seguro lança o projeto “22 de Abril – Aniversário do Brasil”

A Prefeitura de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, lançará na próxima segunda-feira (19) a campanha de comemoração do nascimento do Brasil, que realizará ações espalhadas pela cidade e com envolvimento de todas as secretarias municipais, dos comerciantes, hoteleiros e da população. O projeto, uma iniciativa do Prefeito Jânio Natal e do Vice-prefeito e Secretário de Turismo Paulinho Toa Toa, tem o objetivo incluir a data de 22 de abril no calendário oficial de eventos em todo o país – como o dia em que comemoramos o orgulho de sermos brasileiros –, e ressaltar o quanto é forte a história e a representatividade de Porto Seguro para o país, local onde nasceu a nação brasileira.

A festividade do “22 de Abril – Aniversário do Brasil” acontecerá no período de 19 a 25 deste mês. Em decorrência da pandemia, para evitar aglomeração, as atividades serão realizadas de forma virtual e com manifestações individuais, como com o uso de camisetas, bonés e adesivos, os prédios públicos receberão iluminação cênica, comércios e residências serão incentivados a decorarem as fachadas (opcional).

Inclui, ainda, ações nacionais em redes sociais, produção de vídeos que mostram o destino, lançamento do “Festival Gastronômico Raízes”, desenvolvimento de um site específico para este fim (www.aniversariodobrasil.com.br), criação de uma medalha que representa a “Comenda do 22 de Abril – Aniversário do Brasil” e a inauguração do Hospital Referência Covid em Arraial d’Ajuda.

Mais do que uma data cívica, será uma oportunidade de promover o “22 de abril” nacionalmente e incentivar o aumento do fluxo de visitantes à Terra Mãe, o que irá gerar mais renda e empregos, promovendo também a cultura nacional e local. “É muito importante comemorarmos o nascimento da nação brasileira e os seus 521 anos de história. Desejamos ‘plantar essa semente’ no coração de todos os brasileiros, começando pelo nosso município, onde o dia 22 de abril já é feriado”, destacou Natal.

O atual Prefeito Jânio Natal, enquanto Deputado Federal, apresentou o Projeto de Lei 1.554, de 2011, que dispõe sobre a transferência da Capital Federal da República Federativa do Brasil para a cidade de Porto Seguro, e teve como relator o Deputado Federal Nelson Pellegrino. O PL foi aprovado.

Foi criado todo um conceito para a realização do “22 de Abril – Aniversário do Brasil”, projeto feito e executado com a união das entidades de classe e secretarias municipais. A identidade visual do projeto, denominada “Nossas cores, nossa identidade”, foi inspirada na bandeira nacional, referências históricas, indígenas e culturais, que resultou em um Selo alusivo à data comemorativa.

“Esse esforço visa despertar a consciência em cada cidadão, trabalhando a memória interna, para posteriormente reverberar a importância da cidade para o país e a naturalidade do Brasil, que nasceu em Porto Seguro, por isso é conhecida também como Terra Mãe do Brasil”, destacou o Secretário Paulinho Toa Toa.

Câmara cria Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher

A Câmara aprovou na noite desta quinta-feira o projeto de lei que institui a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher, que será realizada nas...

Três agências bancárias explodidas em Correntina

Grupos de homens fortemente armados explodiram três agências bancárias na cidade de Correntina, no oeste baiano, na madrugada desta sexta-feira (07/05). Os ataques às unidades, que ficam...

Programa de redução de salários preserva mais de 500 mil empregos

Em pouco mais de uma semana em vigor, a nova rodada do programa de preservação do emprego registrou 506.834 acordos fechados, divulgou hoje (6) a Secretaria de...

Exposição virtual divulga trabalhos de artistas de Cajazeiras

Imagine conhecer obras de artistas de áreas periféricas de Salvador como se estivesse no próprio local da mostra, mas sem sair de casa, principalmente neste período de...