Secretaria da Educação do Estado realiza live para tratar temas voltados ao Enem

Com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a juventude baiana, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, nesta quinta-feira (15), uma live que reuniu estudantes e educadores em torno do tema “ENEM 2020: faz escuro, mas eu canto”. O encontro teve como objetivo esclarecer questões ligadas ao exame; aproveitamento do Enem para a aprovação escolar em 2020; estratégias de estudo e persistência; Sistema de Seleção Unificada (SISU); e programas do governo estadual para a Educação Superior: Mais Futuro e Partiu Estágio, entre outros assuntos. A live, mediada pelo estudante João Mário, foi transmitida no Youtube da Educação.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou sobre a importância da live para celebrar a mobilização da comunidade escolar na preparação para as provas. “A intenção deste encontro nosso hoje é, primeiramente, para celebrar a nossa mobilização para garantir a segurança dos estudantes que iriam fazer o ENEM, com o nosso apoio, estimulando as nossas escolas a realizarem aulões e atividades de revisão; a nossa parceria com as universidades estaduais com o programa Universidade para Todos (UPT); e a ajuda de prefeitos, secretários municipais, cursinhos, rádio, TV, dentro de uma política que fizemos para que os estudantes fizessem o ENEM, apesar da pandemia. E, além de comemorar os estudantes que tiveram uma boa performance, o outro objetivo desta live foi de informar como o estudante deve proceder, neste momento, junto à sua escola para avançar nos estudos”.

O presidente do Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia e reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Fernandes, falou sobre a importância dos cursinhos preparatórios para facilitar o ingresso dos estudantes no Ensino Superior. “É muito importante que os jovens tenham esse apoio por parte do Estado e das universidades. O UPT tem modificado positivamente a vida desses alunos. Nas quatro universidades estaduais e na UFRB, esse programa tem atingido pessoas que há muito tempo deixaram de estudar e também pessoas que estão estudando e precisam do cursinho vestibular para aumentar as possibilidades de ingresso à universidade. E muitos desses estudantes que passaram pelo UPT, hoje são tutores, professores desse programa de cursinho de vestibular que mais do que passar conteúdo, desperta sonhos e ajuda a realizá-los. É um programa importante do governo do Estado que, de fato, tem ajudado a melhorar a vida das pessoas”.

Durante a live, uma mensagem sobre a importância dos estudos para uma boa pontuação no ENEM foi transmitida por Simone de Araújo, mãe da estudante Emily de Araújo, do Colégio Estadual de Seabra, que alcançou 960 pontos na redação. “Com toda a dificuldade trazida pela pandemia, os estudantes têm no programa do UPT um estímulo. Quero dizer a todos os alunos que não desistam, persistam nos seus sonhos. É um momento complicado com aulas remotas, mas no final vai dar tudo certo e serão vitoriosos”.

Participaram, ainda, da live o coordenador de Políticas para a Juventude da SEC, Jocivaldo dos Anjos; a diretora de Políticas para a Educação Superior da SEC; Ivanilda Amado; a coordenadora do Ensino Médio da Superintendência de Políticas para a Educação Básica da SEC, Renata Souza; e o reitor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Fábio Josué.

Últimas Noticias