Conaes ratifica adiamento do Enade do ano passado

A Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) ratificou a decisão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de julho de 2020, que adiou a realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) do ano passado por causa da pandemia da covid-19.

Com a publicação da Resolução nº 1 no Diário Oficial da União de hoje (26), o Conaes apenas homologa o adiamento anunciado há quase dez meses e já executado. Uma “formalidade”, segundo o presidente da comissão, professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Mário César Barreto Moraes.

Aplicado desde 2004, o Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de bacharelado e superiores de tecnologia em relação às diretrizes curriculares, bem como o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes em relação à realidade brasileira e mundial. No ano passado, cerca de 470 mil estudantes de cursos vinculados a 30 diferentes áreas que compõem o chamado Ano II do Ciclo Avaliativo do exame deveriam ter participado das provas.

Ao adiar a realização do exame do Ano II, que aconteceria no dia 22 de novembro de 2020, o Inep levou em conta as restrições impostas pela pandemia e os impactos da crise sanitária no cronograma de aulas das instituições de ensino superior de todo o país. Aspectos também considerados pelo Conaes, que, na resolução, aponta também os prejuízos à participação efetiva dos estudantes nas aulas e atividades pedagógicas, especialmente daqueles cujos estágios obrigatórios presenciais tiveram que ser interrompidos ou que enfrentaram dificuldades para acompanhar as aulas remotas.

O Inep ainda não anunciou a data exata para aplicação do exame. Na quinta-feira (22), a autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) informou, em nota, que aplicará o exame aos alunos do ciclo avaliativo do Ano II ainda em 2021. E que estuda aplicar as provas para as áreas dos anos III (que aconteceria este ano) e I simultaneamente, em 2022.

“A decisão foi tomada após a autarquia realizar estudos técnicos sobre a aplicação do Enade frente aos desafios impostos pela atual crise sanitária”, informa o Inep, na nota.

Devem ser avaliados na aplicação do Enade ao Ano II do Ciclo Avaliativo 17 cursos de licenciatura, dez de bacharelado e três de tecnologia. São eles:

Licenciatura:

Artes Visuais

Ciência da Computação

Ciências Biológicas

Ciências Sociais

Educação Física

Filosofia

Física

Geografia

História

Letras – Inglês

Letras – Português

Letras – Português e Espanhol

Letras – Português e Inglês

Matemática

Música

Pedagogia

Química

Bacharelado:

Ciência da Computação

Ciências Biológicas

Ciências Sociais

Design

Educação Física

Filosofia

Geografia

História

Química

Sistemas de Informação

Tecnológico:

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação

Tecnologia em Redes de Computadores

Dercca promove ação de conscientização no Salvador Shopping

Pessoas que passaram pelo Salvador Shopping, nesta terça-feira (18), tiveram oportunidade de participar de uma ação realizada pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança...

Clássico de infância: aprenda a fazer Bolo Formigueiro

Alguns bolos tem a cara da infância: bolo gelado de coco, bolo brigadeiro, bolo de cenoura com cobertura de chocolate, bolo mármore e bolo formigueiro.É clássica e...

Saúde diz que já distribuiu 90 milhões de doses de vacina contra covid

O Brasil atingiu hoje (18) a marca de 90 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 distribuídas no país, informou o Ministério da Saúde em mensagem...

Espetáculo infantil “Zumbindo” estreia virtualmente dia 28 de Maio abordando a ancestralidade

Peça teatral promove a inserção de crianças e adolescentes no universo cultural da afrodiáspora no Brasil Serviço O quê: Espetáculo infantil - “Zumbindo” Quando: disponível a partir das 19h do...