Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Revista apresenta como cooperativas da agricultura familiar baiana acessaram diversos segmentos de mercado

O Governo do Estado celebra o resultado de investimentos em cooperativas da agricultura familiar com o lançamento da Revista Bahia Produtiva, que aconteceu na quinta-feira (29), durante evento on-line realizado com associações e cooperativas baianas.

A publicação traz uma síntese do potencial desse segmento, com a apresentação de 17 cooperativas e associações baianas, que, juntas, faturaram R$ 44,7 milhões em 2020, com a conquista de novos mercados, com identidade e marca próprias. Esses produtos já estão nas prateleiras de supermercados, em lojas físicas ou virtuais para serem adquiridos por consumidores de diversas partes do país e até de outros países, com as exportações que já vêm sendo realizadas.

São cooperativas apoiadas com investimentos na base de produção, gestão, infraestrutura, equipamentos e acesso ao mercado pelo Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

O secretário da SDR, Josias Gomes, enfatizou que a tarefa da SDR é criar ao longo do tempo condições para atingir as metas de manutenção do homem e da mulher no campo, com dignidade, renda e produzindo cada vez mais alimentos: “Estamos patrocinando uma revolução no campo, que se insere em um projeto mundial de aumentar o fornecimento de alimentos. Um caminho emancipador para essas organizações. A revista mostra para o Brasil e para o mundo o que estamos construindo na agricultura familiar baiana, resultado do trabalho de excelência da equipe técnica em todo o estado”.

Os investimentos da CAR, via Bahia Produtiva, possibilitaram a qualificação da produção e o acesso a mercados variados, a exemplo do segmento Fitness, Vegano, Orgânico, de Cosméticos, Não Transgênico, Gastronômico, de Bebidas Lácteas, Gourmet, de Moda Sustentável, do Biodiesel, entre outros.

Para o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, o projeto tem o grande desafio de contribuir para que os empreendimentos sejam técnica e economicamente viáveis: “A revista é um registro para explicitar e divulgar os resultados efetivos do Bahia Produtiva, aqueles que impactam localmente nos próprios empreendimentos e na vida das pessoas. É a constatação de que os investimentos, ancorados em planos de negócios e na assistência técnica em gestão, dão muito certo, ao se revertem em faturamento crescente, que atestam a relação custo/benefício desses empreendimentos apoiados e, o mais importante, gerando mais emprego e renda na ponta, para os agricultores integrantes”.

A revista, produzida pela Assessoria de Comunicação da SDR/CAR, destaca a história de cada cooperativa, seus diferenciais de produção e do cultivo, a matéria-prima e sua importância na geração de trabalho e renda para os agricultores. Além disso, mostra a acessibilidade e transparência na gestão desses empreendimentos, com informações sobre números de associados e faturamento.

A publicação está disponível no site da CAR, na área de publicações do projeto Bahia Produtiva, ou pelo link.

Sobre o projeto

Até o mês de abril de 2021, o Bahia Produtiva já contabiliza 42.272 famílias de agricultores e agricultoras atendidas pelo projeto, com investimento de R$559,6 milhões em 1.263 ações de inclusão socioprodutiva e acesso ao mercado, desenvolvidas em todas as regiões da Bahia. O projeto é cofinanciado pelo Banco Mundial.

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia de que teria separado da...

Segurança Pública registra mais de 55 mil pessoas na primeira noite da Micareta de Feira

A primeira noite oficial da Micareta de Feira, na quinta-feira (18), foi marcada por uma intensa presença de foliões. Mais de 55 mil pessoas...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia...
Fundação Jose Silveira

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia...

Segurança Pública registra mais de 55 mil pessoas na primeira noite da Micareta de Feira

A primeira noite oficial da Micareta de Feira, na quinta-feira (18), foi marcada por uma intensa presença de foliões....

Governo do Estado apoia catadores e catadoras de recicláveis na Micareta de Feira

Começou ontem (18) a Micareta de Feira de Santana, entre trios e shows de grandes nomes da música baiana,...

Vaquejada “Circuito MS dos Amigos” é cancelada após fiscalização do MP

A vaquejada ‘Circuito MS dos Amigos’, que aconteceria no Parque de Vaquejada Luiz Damião, em Barrocas, foi cancelada pelos...