Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Segunda etapa da requalificação da Sabino Silva é iniciada

A Rua Professor Sabino Silva, uma das vias de acesso à orla de Salvador no trecho Barra/Ondina, será beneficiada com o início da segunda etapa das obras de requalificação, em continuidade a um projeto de urbanização que visa proporcionar maior fluidez ao trânsito e à mobilidade de pedestres e ciclistas. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Bruno Reis nesta sexta-feira (7), durante solenidade simbólica.

“Essa é uma das vias mais conhecidas da região. Ano passado, realizamos todo o serviço de drenagem, pois, em período de chuva era comum aqui ter alagamentos. Portanto, não tinha razão a gente fazer uma grande intervenção sem resolver esse problema. A Sabino Silva é muito usada pelos moradores da Avenida Centenário, Barra, Ondina e, no Carnaval, ela fica tomada de pessoas que se deslocam entre os circuitos da maior festa do planeta”, destacou o Bruno Reis, ao lado da vice-prefeita Ana Paula Matos, do superintendente de Obras Públicas (Sucop), Orlando Castro, e da presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield.

O prazo para conclusão das obras é de seis meses e o investimento é de R$4,7 milhões, a maior parte proveniente de recursos federais. A iniciativa prevê a valorização da via e distribuição do fluxo de veículos para o acesso aos bairros do Jardim Apipema e Morro do Gato. No canteiro central, será construída uma ciclovia em faixa contínua, ideal para quem deseja pedalar, passeios em placas de concreto pré-moldado e paisagismo, com a plantação de gramado e mudas de árvores, melhorando o aspecto visual do percurso.

Também estão previstas a modernização da iluminação pública. Nos postes, as lâmpadas de vapor de sódio ou metálica serão substituídas por LED, tecnologia mais eficiente e econômica. Esta segunda etapa engloba, ainda, criação de rampas e faixas para pedestres, áreas de convivência, áreas verdes, parques infantis, bancos, bicicletário, lixeiras, balizadores, guarda-corpo, abrigo de ônibus e passeios em concreto lavado.

“Os mobiliários vão não só embelezar a rua como trazer mais opção de lazer, conforto e qualidade de vida. A empresa contratada para as obras sabe que temos que correr, até porque ano que vem, com fé em Deus, estaremos livres da pandemia e teremos de volta o Carnaval”, acrescentou Bruno Reis. Ele também lembrou as últimas intervenções realizadas e em execução no entorno.

“Já entregamos a requalificação do Jardim Brasil e de toda a orla de Ondina. Estamos fazendo a revitalização da Avenida Adhemar de Barros e, com execução da Sabino Silva, praticamente requalificamos as principais vias da região. São obras que elevam a autoestima da cidade e fazem com que os soteropolitanos tenham orgulho de morar aqui”, afirmou.

Morador da Sabino Silva há oito anos, o engenheiro civil Mário Novaes, 38 anos, comemorou a transformação que será feita na rua. “Aqui é meio subaproveitado. Embora a via seja extensa, não há atrativos para a população. À noite, a circulação de pedestres cai, trazendo certa insegurança para nós que vivemos aqui. Com a ciclovia e os atrativos que serão colocados, a expectativa é que haja maior ocupação desse espaço, sobretudo para aqueles que gostam de praticar atividades físicas”, frisou.

Primeira etapa – A requalificação da Rua Professor Sabino Silva teve a primeira etapa iniciada em novembro passado. As obras consistiram na implantação de um novo sistema de drenagem, sendo importantes a região – que possui forte caráter residencial e comercial -, resolvendo problemas históricos de alagamentos no período chuvoso. O investimento foi de R$4,1 milhões, provenientes de recursos municipais.

Homem recebe mais de 15 tiros em bar no Caji e crime pode ter sido motivado por homofobia

Um homem de 34 anos recebeu mais de 15 tiros em um bar, no bairro de Caji, em Lauro de Freitas, no último sábado...

MORRO DO CHAPÉU: gestão de Juliana Araújo é aprovada por 81,98% e prefeita deve ser reeleita com votação recorde

A prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo, seria reeleita com ampla folga se as eleições fossem hoje. A expectativa da cidade é...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Homem recebe mais de 15 tiros em bar no Caji e crime pode ter sido motivado por homofobia

Um homem de 34 anos recebeu mais de 15 tiros em um bar, no bairro de Caji, em Lauro...
Fundação Jose Silveira

Homem recebe mais de 15 tiros em bar no Caji e crime pode ter sido motivado por homofobia

Um homem de 34 anos recebeu mais de 15 tiros em um bar, no bairro de Caji, em Lauro...

MORRO DO CHAPÉU: gestão de Juliana Araújo é aprovada por 81,98% e prefeita deve ser reeleita com votação recorde

A prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo, seria reeleita com ampla folga se as eleições fossem hoje....

GRANDE SUSTO! Joalheria Vivara do Shopping Paralela é assaltada

Uma unidade da joalheria Vivara, localizada dentro do Shopping Paralela, em Salvador, foi assaltada na noite desta quarta-feira (24/04)....

Ônibus atrasam saída de garagem de Salvador e bairros são afetados; confira

Na manhã desta quinta-feira (25/04), rodoviários da concessionária Ótima Transporte (OT) atrasaram as saídas da garagem localizada no bairro...