Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Novo decreto em Lauro: aulas presenciais continuam suspensas e restrição noturna passa a valer às 22h

Lauro de Freitas mantém a suspensão da retomada das atividades presenciais nas redes públicas e privadas de ensino e condiciona o retorno das aulas à redução da taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19, adulto, em percentual igual ou menor que 75%.

O novo decreto publicado pela Prefeitura Municipal, nesta sexta-feira (07/05), diminui o tempo de restrição de circulação noturna, que passa a valer das 22h às 5h, e prorroga as demais medidas até o dia 17 de maio. 

O documento ressalta a importância de monitorar dados sobre a imunização dos profissionais da educação e da população em geral, a evolução ou involução de novos casos, casos ativos e óbitos, assim como a disponibilidade de leitos clínicos e UTI, antes da retomada das atividades escolares.   

“A evolução do processo de vacinação da população contra Covid-19, no Município de Lauro de Freitas, se constitui como um fator de importante relevância para a avaliação e definição quanto à possibilidade de retomada das atividades escolares em seu território”, diz o texto.  

Mesmo quando for autorizada a retomada, as atividades escolares poderão ser suspensas se em 14 dias for observado aumento na taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19, adultos, na regional Leste do Sistema Estadual de Saúde da Bahia, superior a 75%, em percentual superior a 5%. 

O decreto também reafirma a proibição de eventos ou atividades que reúnam mais de 50 pessoas, a exemplo de cerimônias de casamento, feiras, circos, assim como aulas em academias de dança e ginástica. Cinemas, teatros, casas de espetáculo, centros culturais, museus e outras atividades do setor também permanecem fechados.  

O texto mantém o funcionamento dos setores da 1ª fase de reabertura e segue em vigor de acordo com os protocolos divulgados anteriormente pela Prefeitura Municipal. Os segmentos comerciais autorizados a funcionar (como shoppings, centros comerciais e lojas de varejo de rua em geral) continuarão nos horários já estabelecidos. 

Outras medidas prorrogadas e excetuadas pelo decreto Nº 4.810 podem ser consultadas no site: https://www.laurodefreitas.ba.gov.br. 

Toque de recolher 

A restrição de horário não se aplica para o deslocamento de ida a serviços de saúde ou farmácia, compra de medicamentos, ou situações em que fique comprovada a urgência, bem como aos trabalhadores que atuam nas unidades de saúde e segurança. Prestadores de serviço na modalidade delivery de alimentos e bebidas, observado vedações, tem permissão de circulação até às 23h59, com tolerância de até 1h para o deslocamento dos colaboradores a seus domicílios.  

Já a circulação dos meios de transporte municipais deverá encerrar as atividades às 22h30min e retornar o seu funcionamento às 05h.  

Vitória da Conquista segue no topo de casos prováveis de dengue na Bahia

Com 12.885 casos prováveis de Dengue e cinco óbitos, o município de Vitória da Conquista continua liderando o ranking de registros da doença na...

Casos de síndrome respirartória aguda grave sobem no país, diz Fiocruz

O boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado nesta quinta-feira (28) aponta que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aumentaram em...

Vitória da Conquista segue no topo de casos prováveis de dengue na Bahia

Com 12.885 casos prováveis de Dengue e cinco óbitos, o município de Vitória da Conquista continua liderando o ranking...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Vitória da Conquista segue no topo de casos prováveis de dengue na Bahia

Com 12.885 casos prováveis de Dengue e cinco óbitos, o município de Vitória da Conquista continua liderando o ranking...

Casos de síndrome respirartória aguda grave sobem no país, diz Fiocruz

O boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado nesta quinta-feira (28) aponta que os casos de Síndrome Respiratória...

Prédio em construção pega fogo em Recife e imagens mostram chamas imensas

  Um incêndio atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, na Zona Oeste do Recife, na noite desta...

Tiroteio e morte na Avenida Luís Eduardo Magalhães

Policiais militares do Batalhão de Patrulhamento Tático Móvel (BPatamo) apreenderam uma arma de fogo e munições, além de recuperarem...