Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

“Falsa abolição”: Movimento negro realiza ato nacional contra os casos Atakarejo e Jacarezinho

Nesta quinta (13/04), às 15h, organizações do movimento negro, centrais sindicais e partidos de esquerda irão realizar ato nacional contra a ‘falsa abolição’: justiça para Yan e Bruno e comunidade do Jacarezinho. A ação acontece no dia em que a Abolição da Escravidão no Brasil completa 133 anos e tem as seguintes bandeiras de lutas: Por uma nova política de segurança pública! Reparação já! Vacina no braço! Comida no prato! Fora Bolsonaro!.

O protesto será na frente do supermercado Atakarejo Pernambués, em Salvador, para pedir justiça para Bruno e Yan, executados no dia 26 de abril, após ser entregues pelo gerente do estabelecimento ao tráfico, para serem torturados e mortos, por um suposto assalto ao estabelecimento, e ainda a morte das mais de 28 vítimas da Comunidade de Jacarezinho, do Rio de Janeiro.

Para os idealizadores, os assassinatos são a prova de que o “Estado brasileiro aprisionou o povo negro a uma situação ainda mais vulnerável socialmente, após a abolição”. O grupo apresenta dados que mostram que a população negra é que mais sofre com as desigualdades sociais, a violência oriunda do racismo institucional, e mortes por Covid-19. De acordo com pesquisas recentes, 74% dos homicídios no Brasil foram de pessoas negras e 79% dos mortos pela polícia também eram pessoas negras.

Participam do ato Operativa Estadual da Convergência Negra/Bahia, Círculo Palmarino, aÁfrica900 – Centro de Referência Política, Movimento Negro Unificado – MNU, União de Negras e Negros Pela Igualdade – Unegro, Coletivo de Entidades Negras – CEN, Coordenação Nacional de Entidades Negras – CONEN, Agentes da Pastoral Negros – APNS, Instituto Reparação, Associação dos Moradores de Itapuã, Democracia Tricolor, Coletivo Resistencia Preta, Central Única dos Trabalhadores – CUT, Central dos Trabalhadores e trabalhadoras Brasileiros – CTB, União Geral dos Trabalhadores – UGT, Partido Comunista do Brasil – PcdoB, Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Socialismo e Liberdade – Psol e Bancada do Feijão, entre outras entidades, deputados estaduais, federais e vereadores de Salvador.

Na convocatória do ato, o grupo afirmou “No dia 13 de maio precisamos denunciar a falsa abolição e pedir justiça para as negras e negros que são diariamente exterminados, excluídos, marginalizados e mortos pelo descaso e preconceito praticados contra o povo negro”.

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30 bandidos, na noite desta quinta-feira...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack e 5,05 Kg de maconha...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...
Fundação Jose Silveira

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack...

Davi recebe reclamação por andar de terno e Whindersson defende: “doutor respeitado”

O baiano Davi saiu com o prêmio milionário do BBB 24, mas a vida aqui fora não está tão...

Parceria entre Google e Ministério da Saúde deve melhorar acesso a UBS

O Ministério da Saúde firmou parceria com a empresa Google para aprimorar o acesso a informações sobre as unidades...