Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Agricultores familiares contam com cursos on-line e gratuitos para melhorarem produção de alimentos

Com o objetivo de promover melhores oportunidades para os agricultores familiares na produção de alimentos para consumo próprio e para o mercado, o Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, disponibiliza cursos on-line e gratuitos.

São sete módulos com os temas Nutrição para a Saúde, Oficinas Culinária, Técnicas Dietéticas, Geração de Renda Garantida, Higiene Sanitária, Direitos Humanos e Soberania Alimentar e Segurança Alimentar.

Os cursos foram desenvolvidos por docentes que são referência na área de Segurança Alimentar e Nutricional e apoiam agricultores no desenvolvimento de ações de inclusão socioprodutiva, por meio de práticas de gestão sustentável e segura. Para se inscrever, basta acessar o site www.car.ba.gov.br ou a plataforma sanbahiaprodutiva.com.br.

O coordenador de Ater do Bahia Produtiva, Wecsley Ferraz, explica que os cursos integram a Plataforma de Segurança Alimentar e Nutricional do projeto, criada pela necessidade de se obter um espaço virtual para tratar do tema. “Os cursos fazem parte desse espaço prático, onde são encontrados conteúdos técnicos, desde o plantio até receitas com produtos da biodiversidade, temas diversos de formação com cursos atualizados para nivelar conhecimento dos profissionais, despertar o interesse da sociedade no tema. A expectativa é de termos profissionais mais qualificados e a sociedade tratando desse tema no dia a dia”, afirma.

A Assistente Comunitária Rural (ACR) Priscila de Miranda Ferreira fez os cursos oferecidos pelo Bahia Produtiva. Ela presta assistência à 20 famílias das comunidades de Jiboia, Saco do Capim, Jurema dos Milagres e Pinheiro, no município de Santanópolis e conta que foi muito enriquecedor. “Ajudou muito, por exemplo, a incentivar o consumo de alimentos locais, aqueles que são encontrados facilmente em nossos quintais, e evitar o consumo de alimentos industrializados, que geralmente são cheios de agrotóxicos”, destaca.

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

Bandidos abandonam ‘sacola’ e PM apreende drogas em Itabuna

Equipes do 15º BPM e da CIPT Rondesp Sul apreenderam maconha, cocaína e skunk, no início da noite de quarta-feira (27), em Itabuna, na...

OESTE DA BAHIA: Pescador de 74 anos desaparece no Rio São Francisco

Um pescador, identificado como João Ferreira dos Santos, de 74 anos, desapareceu após sair para pescar no Rio Francisco, em um trecho entre as...

Bandidos abandonam ‘sacola’ e PM apreende drogas em Itabuna

Equipes do 15º BPM e da CIPT Rondesp Sul apreenderam maconha, cocaína e skunk, no início da noite de...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Bandidos abandonam ‘sacola’ e PM apreende drogas em Itabuna

Equipes do 15º BPM e da CIPT Rondesp Sul apreenderam maconha, cocaína e skunk, no início da noite de...

OESTE DA BAHIA: Pescador de 74 anos desaparece no Rio São Francisco

Um pescador, identificado como João Ferreira dos Santos, de 74 anos, desapareceu após sair para pescar no Rio Francisco,...

Tarifa da travessia Salvador-Mar Grande terá aumento; veja valores

As tarifas da travessia Salvador-Mar Grande terão reajuste a partir de abril, conforme a Agência Estadual de Regulação de...

Sub-20 do Bahia leva ‘sapeca’ e Vitória acaba eliminado da Copa do Nordeste

Mesmo com a vitória por 3 a 0 diante do Treze-PB, nesta quarta-feira (27/02), no Barradão, o Vitória está...