Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari

Projeto Lendo Mulheres Negras estreia no mercado literário com “Menina Nicinha”

Atuando também como editora, o Lendo Mulheres Negras lança seu primeiro livro infantil

A publicação é assinada por Evelyn Sacramento, que é cofundadora do projeto literário Lendo Mulheres Negras e neste momento se lança para a carreira de escritora. O livro “Menina Nicinha” tem forte inspiração nas conversas de Evelyn com sua avó, onde eram contadas lembranças da infância, com direito a molecagem, trabalho e memórias do recôncavo baiano, já que a autora é nascida em Santo Amaro. Voltado para o público infantil, o livro é informativo e reflexivo, sem deixar de despertar a curiosidade e a inteligência dos pequenos leitores. A publicação tem 36 páginas e ilustrações da mineira Bárbara Quintino.

Para as mulheres negras, o distanciamento social não é o que se pode chamar de uma novidade. E sempre que é necessário falar sobre esse lugar, que ainda está na base da pirâmide na nossa sociedade, parece repetitivo e cansativo. Vale ressaltar, que Evelyn e o LMN sempre tiveram como meta ecoar as vozes femininas. E o momento é agora, porque ainda existem mulheres negras vivas e elas estão se reconhecendo, escutando umas às outras e não permitirão mais que suas iguais sejam silenciadas novamente. Não sem uma grande revolução!

O livro Menina Nicinha foi contemplado no Prêmio das Artes Jorge Portugal, e tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

A venda do livro começou no dia 2 de junho e os pedidos podem ser feitos no site https://www.lendomulheresnegras.com.br/menina-nicinha. Todos os pedidos feitos até dia 20 de junho terão frete incluso, no valor de R$35,00 por livro. E além disso, os materiais didáticos estão disponíveis para download gratuito no site do projeto.

Sobre o projeto

O projeto Lendo Mulheres Negras nasceu em 2016, como uma pergunta simples a ser respondida: “Quantas autoras negras vocês já leu?”. Desde então, a nascente de ideias nunca mais deixou de fluir. Adriele Regine e Evelyn Sacramento são as fundadoras do projeto e dedicam seu tempo e esforços para conhecer, estudar e incentivar o trabalho de mulheres negras em diversas áreas, dentro e fora da literatura. O ver “LER” foi ampliado e hoje o LMN fala sobre muitos aspectos da criação e arte produzida pelo seu público alvo e também objetivo de pesquisa.

Foi a partir dessa reflexão que surgiu a iniciativa de encontros literários para ler e discutir obras de autoras negras. De modo geral as mulheres, sobretudo as mulheres negras, foram excluídas de vários espaços sociais, políticos, culturais, e na literatura não foi diferente. O machismo e racismo silenciam as vozes de mulheres negras no campo literário. Em contrapartida a esse esquecimento e invisibilidade de autoras negras, os nossos encontros nasceram com o propósito de resgatar e conhecer a vasta produção dessas mulheres.

Ao longo desses anos, desenvolvemos várias formas de contar a nossa história, e chegamos ao ano de 2021 realizando feitos importantes! Muitas dessas conquistas foram registradas no nosso @, mas sabemos que tão essencial quanto a visibilidade das redes sociais é o ato de plantar sementes de confiança na vida de tantas mulheres.

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia de que teria separado da...

Segurança Pública registra mais de 55 mil pessoas na primeira noite da Micareta de Feira

A primeira noite oficial da Micareta de Feira, na quinta-feira (18), foi marcada por uma intensa presença de foliões. Mais de 55 mil pessoas...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia...

Segurança Pública registra mais de 55 mil pessoas na primeira noite da Micareta de Feira

A primeira noite oficial da Micareta de Feira, na quinta-feira (18), foi marcada por uma intensa presença de foliões....

Governo do Estado apoia catadores e catadoras de recicláveis na Micareta de Feira

Começou ontem (18) a Micareta de Feira de Santana, entre trios e shows de grandes nomes da música baiana,...

Vaquejada “Circuito MS dos Amigos” é cancelada após fiscalização do MP

A vaquejada ‘Circuito MS dos Amigos’, que aconteceria no Parque de Vaquejada Luiz Damião, em Barrocas, foi cancelada pelos...