Salvador: Prefeitura lança prova de vida digital para aposentados e pensionistas

Aposentados e pensionistas do Município passam a contar, a partir desta segunda-feira (7), com uma ferramenta inovadora: a Prova de Vida Digital. Com ela, os beneficiários do Regime Próprio de Previdência dos Servidores Municipais de Salvador (RPPS) terão mais facilidade e segurança e vão poder fazer a prova de vida através de reconhecimento facial no celular. A iniciativa foi anunciada esta manhã pelo prefeito Bruno Reis, durante coletiva virtual.

O prazo para a realização da prova de vida já foi iniciada e vai até o dia 7 de julho. Quem recebe o benefício pode baixar hoje mesmo o aplicativo MEU RPPS, disponível para Android e iOS e realizar o procedimento. A ferramenta conta ainda com um tutorial mostrando o passo a passo para fazer o procedimento. Esse ano, cerca de 11 mil beneficiários, entre aposentados e pensionistas, devem fazer o procedimento, registro obrigatório para a continuidade do recebimento do benefício.

“Todo ano esse recadastramento precisa ser feito, como uma condição para continuar recebendo o benefício, justamente nesse período de junho a julho. Através desse aplicativo MEU RPPS, que vai desburocratizar a vida dos segurados, facilitar a vida dos pensionistas e trazer celeridade ao processo, os beneficiários vão poder provar que estão vivos em um sistema simples, rápido e seguro”, comemorou o prefeito.

*Avanços* – Bruno Reis lembrou ainda que um dos principais compromissos dessa gestão é a modernização da Prefeitura por meio do investimento em tecnologia e inovação, facilitando a vida do cidadão. “Estamos em fase de conclusão do Plano Diretor de Tecnologia e Inovação. Além disso, estamos acabando com o uso de papel, pois os processos agora são digitais. No início do ano fizemos toda a automação da previdência, então os processos hoje seguem com uma celeridade muito maior. Vamos seguir fazendo uma Prefeitura moderna e mais eficiente, gerando mais economia”.

Com o lançamento da prova de vida digital, Salvador passa a ser uma das primeiras capitais do país a utilizar esse tipo de tecnologia. Ainda assim, quem tiver algum problema com a validação, vai poder agendar a prova de vida presencial em um ambiente seguro, adaptado aos protocolos sanitários vigentes de proteção à Covid-19.

O secretário de gestão, Thiago Dantas, reafirmou o compromisso que a Diretoria de Previdência tem tido com a modernização, que é uma das linhas da atual gestão. “Essa ação traz uma comodidade imensa a todos os beneficiários da Previdência da Prefeitura. Antigamente as pessoas se deslocavam para fazer o procedimento presencial e, agora, estão tendo a oportunidade de fazer de qualquer lugar com a ajuda de parentes. Sem dúvida é mais um importante passo inserido nessa agenda de tecnologia”.

MP e PM discutem estratégias para coibir guerra de espadas em Cruz das Almas durante o período junino

Os promotores de Justiça André Lavigne, coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim), Luis Alberto Pereira, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública e...

Como os cítricos podem beneficiar a saúde do coração

As doenças cardíacas, incluindo ataques cardíacos e derrames, são a causa de morte mais comum no mundo. E nestas doenças, em específico, os cítricos podem ter um...

Quase 4 toneladas de alimentos são distribuídas pelo PAA em São Sebastião do Passé

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), segue garantindo alimento na mesa das pessoas que mais precisam e renda para os agricultores baianos. Na segunda entrega do...

Bahia registra 5.253 novos casos de Covid-19 e mais 84 óbitos pela doença

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 5.253 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 4.287 recuperados (+0,4%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (17)...