Salvador: Projeto Horta em Casa divulga lista de selecionados

A Prefeitura divulgou os 100 primeiros selecionados para o Horta em Casa, lançado no dia 1º pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) em celebração pelo Dia Mundial do Meio Ambiente (6 de junho). A finalidade do projeto é beneficiar com um kit de horta e capacitação os interessados em aprender como plantar e cuidar de hortaliças na própria residência. A lista pode ser consultada no site sustentabilidade. salvador. ba. gov. br .

Em apenas dois dias de inscrições, na quarta (2) e quinta-feira (3), o Horta em Casa reuniu 3.637 interessados. “Pela quantidade de inscritos, que foi um sucesso, a gente percebe o quanto a população tem se voltado para práticas de vida mais saudáveis, muito em função da pandemia que ainda vivemos. Nunca foi tão importante cuidarmos do nosso corpo e da nossa mente e, sem dúvida, a alimentação faz parte disso”, comentou a secretária da Secis, Edna França.

Ela explicou que o Horta em Casa, concebido em observância aos protocolos de segurança e isolamento social adotados na pandemia, é uma extensão do programa de Hortas e Pomares Urbanos, que desde 2016 já implantou mais de 50 hortas em escolas municipais e áreas de Salvador. “A horticultura contribui para reduzir o estresse e proporcionar maior bem estar, ao tempo em que viabiliza uma alimentação mais saudável e de baixo custo, graças às hortaliças cultivadas no conforto e segurança da própria casa”, concluiu Edna.

Funcionamento – Nesta quinta-feira (10), serão entregues 35 kits para a primeira turma, que participará do treinamento virtual neste sábado (12). Nas duas próximas quintas-feiras (17 e 27) e nos dois próximos sábados (19 e 26), as demais turmas serão atendidas com a entrega dos kits e com o treinamento, respectivamente.

Cada morador selecionado receberá um kit, contendo jardineira retangular plástica de 45 cm; até quatro mudas de hortaliças (entre alecrim, alho-poró, cebolinha, coentro, manjericão e salsa); oito quilos de terra vegetal adubada; dois quilos de argila expandida; 0,5m² de manta de bidim; uma pá de plástico pequena e um borrifador pequeno.

No total, o projeto distribuirá 600 kits de horta aos respectivos contemplados em endereços residenciais diferentes ao longo de seis meses. As pessoas com o mesmo endereço de outras já contempladas não poderão participar dos editais. A próxima seleção deverá acontecer em julho próximo.

Caminhão-tanque é apreendido em Feira de Santana por transportar combustível com nota fiscal fraudada

A Polícia Rodoviária Federal na Bahia flagrou na noite desta sexta-feira (30) mais um crime de sonegação fiscal. Desta vez, uma carreta carregada com quase 45.000 litros...

Autorização de viagem para menores de 16 anos poderá ser feita online

A partir de segunda-feira (2), os pais poderão emitir pela internet uma autorização para que seus filhos menores de 16 anos possam viajar sozinhos em voos nacionais. O...

Estacas de madeira transportadas ilegalmente são apreendidas em Capim Grosso

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carga de madeira de origem ilegal, na manhã desta quinta-feira (29), em Capim Grosso (BA). O condutor da carreta que...

Mega-Sena pode pagar R$ 38 milhõs neste sábado

A Mega-Sena pode pagar R$ 38 milhões neste sábado (31) ao apostador que acertar as seis dezenas do concurso 2.395. O sorteio será realizado a partir das...