Salvador: Projeto Horta em Casa divulga lista de selecionados

A Prefeitura divulgou os 100 primeiros selecionados para o Horta em Casa, lançado no dia 1º pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) em celebração pelo Dia Mundial do Meio Ambiente (6 de junho). A finalidade do projeto é beneficiar com um kit de horta e capacitação os interessados em aprender como plantar e cuidar de hortaliças na própria residência. A lista pode ser consultada no site sustentabilidade. salvador. ba. gov. br .

Em apenas dois dias de inscrições, na quarta (2) e quinta-feira (3), o Horta em Casa reuniu 3.637 interessados. “Pela quantidade de inscritos, que foi um sucesso, a gente percebe o quanto a população tem se voltado para práticas de vida mais saudáveis, muito em função da pandemia que ainda vivemos. Nunca foi tão importante cuidarmos do nosso corpo e da nossa mente e, sem dúvida, a alimentação faz parte disso”, comentou a secretária da Secis, Edna França.

Ela explicou que o Horta em Casa, concebido em observância aos protocolos de segurança e isolamento social adotados na pandemia, é uma extensão do programa de Hortas e Pomares Urbanos, que desde 2016 já implantou mais de 50 hortas em escolas municipais e áreas de Salvador. “A horticultura contribui para reduzir o estresse e proporcionar maior bem estar, ao tempo em que viabiliza uma alimentação mais saudável e de baixo custo, graças às hortaliças cultivadas no conforto e segurança da própria casa”, concluiu Edna.

Funcionamento – Nesta quinta-feira (10), serão entregues 35 kits para a primeira turma, que participará do treinamento virtual neste sábado (12). Nas duas próximas quintas-feiras (17 e 27) e nos dois próximos sábados (19 e 26), as demais turmas serão atendidas com a entrega dos kits e com o treinamento, respectivamente.

Cada morador selecionado receberá um kit, contendo jardineira retangular plástica de 45 cm; até quatro mudas de hortaliças (entre alecrim, alho-poró, cebolinha, coentro, manjericão e salsa); oito quilos de terra vegetal adubada; dois quilos de argila expandida; 0,5m² de manta de bidim; uma pá de plástico pequena e um borrifador pequeno.

No total, o projeto distribuirá 600 kits de horta aos respectivos contemplados em endereços residenciais diferentes ao longo de seis meses. As pessoas com o mesmo endereço de outras já contempladas não poderão participar dos editais. A próxima seleção deverá acontecer em julho próximo.

Municípios de Guanambi, Candiba e Pindaí são orientados a proibir realização de festejos juninos

O Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Tatyane Miranda, recomendou aos Municípios de Guanambi, Candiba e Pindaí que proíbam a realização de festejos juninos...

Saúde investe meio milhão de reais em requalificações do Samu Salvador em 2021

O período de pandemia exigiu ainda mais dos esforços do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Salvador para obter resolutividade satisfatória nos atendimentos de rotina e...

Receitas juninas: confira opções imperdíveis para fazer em casa

Pelo segundo ano, as festas juninas foram canceladas por causa da pandemia, mas não quer dizer que as comidas típicas não podem ser preparadas. Por isso, a...

Especialistas recomendam vacinas contra doenças mais comuns no inverno

O efeito do clima frio e seco nas mucosas do sistema respiratório e a convivência em ambientes mais fechados estão entre as razões que fazem do inverno...