Técnicas de cultivo de pera, cana-de-açúcar e mudas de videiras devem potencializar Polo Agroindustrial baiano

A expertise da Agrovale em cana-de-açúcar irrigada, as técnicas de cultivo de pera, da Cosino Frutas, e de mudas de videiras, da Vitacea Brasil, nos municípios de Juazeiro-BA e Petrolina-PE, servirão como base para a implantação de projetos no Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco. Os empreendimentos foram visitados, no domingo (06), por uma comitiva do Governo do Estado, coordenada pelo secretário do Planejamento, João Leão, e composta por investidores de São Paulo e Minas Gerais.

“Visitamos hoje a Agrovale, viemos trazer os produtores que vão implantar mais uma usina de açúcar e etanol em Barra e estamos articulando a ida da Vitacea Brasil lá para a Fazenda Escola Modelo, também no município de Barra, para que, em parceria com a cooperativa da escola, possamos produzir e fornecer mudas aos produtores da região”, explica Leão.

Antônio Mesquita “Jiló”, presidente do Grupo Kamesq, que já iniciou a implantação de quatro projetos agroindustrial em Barra, demonstra interesse em investir em novos projetos na região com a geração de 3,6 mil empregos diretos e indiretos. “Inicialmente a intenção é produzir soja, milho e feijão, mas já pensando na produção de uva, cana-de-açúcar e manga. Acreditamos muito na região, com solo totalmente fértil, oferta de água e com uma logística maravilhosa”, destaca.

A Agrovale, empresa produtora de açúcar, etanol e bioeletricidade, localizada no município de Juazeiro, na Bahia, vai implantar uma área experimental de cana-de-açúcar dentro da Fazenda Escola Modelo que está sendo instalada no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Águas, no município de Barra. A Agrovale é referência em agricultura irrigada e produtividade de cana por hectare no setor sucroalcooleiro.

A Vitacea Brasil enviará representantes para conhecer a Fazenda Escola Modelo após sinalizar interesse em fazer parte do projeto. O grupo fornece mudas de qualidade aos principais segmentos da viticultura em todo país: uva de mesa, suco, vinho comum e vinho fino.

A comitiva visitou ainda a Corsino Frutas, em Petrolina, Pernambuco. A empresa desenvolve um projeto experimental na produção de pera. O reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Paulo Fagundes, investidores dos grupos Kamesq, de Unaí-MG, e da Bioenergética Cabral, de São Paulo, também participaram da missão.

Municípios de Guanambi, Candiba e Pindaí são orientados a proibir realização de festejos juninos

O Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Tatyane Miranda, recomendou aos Municípios de Guanambi, Candiba e Pindaí que proíbam a realização de festejos juninos...

Saúde investe meio milhão de reais em requalificações do Samu Salvador em 2021

O período de pandemia exigiu ainda mais dos esforços do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Salvador para obter resolutividade satisfatória nos atendimentos de rotina e...

Receitas juninas: confira opções imperdíveis para fazer em casa

Pelo segundo ano, as festas juninas foram canceladas por causa da pandemia, mas não quer dizer que as comidas típicas não podem ser preparadas. Por isso, a...

Especialistas recomendam vacinas contra doenças mais comuns no inverno

O efeito do clima frio e seco nas mucosas do sistema respiratório e a convivência em ambientes mais fechados estão entre as razões que fazem do inverno...