DPT iniciará coleta de DNA dos familiares de pessoas desaparecidas

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) iniciará, na segunda-feira (14), às 10h, no auditório da sede da unidade, na Avenida Centenário, em Salvador, a coleta de DNA dos familiares de pessoas desaparecidas para inclusão no Banco de Perfis Genéticos. A ação integra um projeto nacional e visa à inserção do material genético no Banco para confronto com as amostras de corpos não identificados ou ossadas.

Durante a abertura da iniciativa, realizada em parceria com o Ministério da Justiça (MJ), estarão presentes integrantes das coordenações de Genética e Antropologia Forense do DPT.

A perita criminal e uma das representantes do DPT no Comitê Gestor do Projeto, Tânia Gesteira, explicou que o fato de a rede integrar outros estados da Federação significa dizer que, se um corpo for encontrado na Bahia e seus parentes realizarem as coletas no Rio de Janeiro, por exemplo, o Banco vai apontar a confirmação do parentesco. “A grande vantagem do Banco de Perfis é justamente localizar as famílias dos corpos que nós não temos nenhum indício de identificação”, pontuou.

Na Bahia, as primeiras famílias a terem o material genético coletado serão as que já são cadastradas na Coordenação de Antropologia Forense. “Nós vamos começar com essas famílias porque elas já possuem registros no nosso sistema e já aguardam informações sobre parentes desaparecidos”, afirmou Letícia Sobrinho, coordenadora de Antropologia e parceira da Coordenação de Genética na coleta das informações e das amostras. O DPT também terá o apoio da Polícia Federal nessa campanha.

“Entendemos a importância de participar deste projeto que visa devolver às famílias um pouco de paz e propiciar à justiça a materialidade da prova pericial”, ressaltou o diretor da Polícia Técnica, Edson Reis.

As famílias que já possuem cadastro na Coordenação de Antropologia Forense devem entrar em contato com o número (71) 3116-8622 para agendarem as coletas.

Zoonoses vacinou 290 pets neste final de semana em Simões Filho

A Prefeitura de Simões Filho, por meio da Secretaria de Saúde, realizou neste final de semana, a vacinação antirrábica em 290 pets (cães e gatos). As atividades...

Nubank vai aumentar limite do cartão de crédito para 35 milhões de clientes

O Nubank nasceu para melhorar o sistema financeiro e devolver às pessoas o controle sobre seu dinheiro. É com essa missão em mente que ficamos muito felizes de anunciar...

Félix descarta possibilidade de Zé Ronaldo filiar-se ao PDT

Presidente estadual do PDT, o deputado federal Félix Mendonça Júnior negou, em conversa com o Informe Baiano nesta segunda-feira (02/08), a possibilidade do ex-prefeito de Feira de...

Assassina e líder do tráfico localizados em ação da Coorpin de Santo Antônio de Jesus

Uma mulher apontada como autora do homicídio de Kleber Paulo de Jesus Assis teve o mandado de prisão preventiva cumprido, no sábado (1°), por investigadores da 4a...