Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Prefeitura promove força-tarefa para ordenamento no Centro Histórico

Foto-Jefferson-Peixoto-Secom

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) promove, até a próxima terça-feira (15), uma ação de segurança e fiscalização no Pelourinho. O objetivo é coibir abusos contra visitantes e moradores do município por ambulantes sem cadastramento. Além disso, agentes do órgão promovem o ordenamento dos trabalhadores do mercado informal no Centro Histórico de Salvador.

A iniciativa acontece em conjunto com a Guarda Civil Municipal (GCM), Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), Batalhão Especializado em Policiamento Turístico (Beptur) e policiais do 18º Batalhão da Polícia Militar (Centro Histórico). A ação surgiu de um diálogo entre a Associação de Empreendedores do Centro Histórico, a comunidade do Pelourinho e os órgãos responsáveis pelo policiamento e ordenamento do funcionamento da região.

10 06 2021 Fiscalizao e Segurana no Pelourinho Foto Jefferson Peixoto Secom Pms 18 scaled

Nos primeiros dias, foram apreendidos materiais como tintas e copos plásticos usados para pintura corporal por pessoas não licenciadas– os materiais, inclusive, estão completamente fora dos protocolos sanitários contra o coronavírus. Estes trabalhadores foram notificados e devem comparecer à sede da Associação Nacional das Baianas de Acarajé (Abam), na Cruz Caída, entre os dias 14 e 16 de junho, das 9h às 17h, para regularizar a situação, fazendo o recadastramento ou primeiro cadastramento.

A secretária da Semop, Marise Chastinet, afirmou que a pasta está realizando a operação com o objetivo de solucionar alguns problemas do Centro Histórico. “A Semop ordena e fiscaliza o comércio informal. Estamos empenhados na reestruturação do centro”, declarou.

O diretor-geral de Segurança e Prevenção à Violência, Maurício Lima, destacou quatro pontos importantes que são priorizados durante a operação: a Praça Municipal, parte baixa do Elevador Lacerda, a Praça do Cruzeiro de São Francisco e o Terreiro de Jesus. “Estamos combatendo a atividade, que é irregular principalmente neste momento de pandemia, para evitar a contaminação pelo coronavírus. São 20 agentes da GCM junto com os demais órgãos durante todo o período atuando de forma ostensiva”.

10 06 2021 Fiscalizao e Segurana no Pelourinho Foto Jefferson Peixoto Secom Pms 8 1 scaled

Repercussão – Morador do Pelourinho desde que nasceu, há 53 anos, o guia turístico Ricardo dos Santos elogiou a operação da Semop. “Estou achando esse trabalho legal, até porque os pintores prejudicam muito o trabalho de quem atua na região. Muitos são credenciados, outros não, e eles assediam os turistas o tempo todo aqui”.

A vendedora ambulante Débora Barreto trabalha há 20 anos no Terreiro de Jesus e também aprovou a presença dos agentes. “Estou achando uma coisa boa porque os cadastrados têm oportunidade de trabalhar direito e os clandestinos saem. E também cadastra quem precisa, tem muito pai e mãe de família aqui que quer trabalhar direito. Comigo ninguém mexeu até hoje porque eles respeitam nosso trabalho, esperam a gente atender para depois abordar”.

Durante a operação as equipes percorrem todo o Centro Histórico, desde o Elevador Lacerda, Praça Municipal, Largo do Pelourinho, Terreiro de Jesus, Cruzeiro do São Francisco e Mercado Modelo. Na próxima quarta-feira (16), uma nova reunião será feita para avaliar os resultados e definir os próximos passos a serem adotados na região.

BRINCADEIRA DE MAU GOSTO: Influenciadores brincam sobre bomba em avião e voo é cancelado pela PF

O que era pra ser uma brincadeira acabou se tornando uma dor de cabeça: dois influenciadores começam a brincar sobre uma suposta bomba em...

Polícia Civil prende quatro suspeitos de sequestro de médico em Salvador

Quatro envolvidos no sequestro de um médico, no bairro da Pituba, na manhã de quinta-feira (25), foram presos em flagrante por policiais das Equipes...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

BRINCADEIRA DE MAU GOSTO: Influenciadores brincam sobre bomba em avião e voo é cancelado pela PF

O que era pra ser uma brincadeira acabou se tornando uma dor de cabeça: dois influenciadores começam a brincar...
Fundação Jose Silveira

BRINCADEIRA DE MAU GOSTO: Influenciadores brincam sobre bomba em avião e voo é cancelado pela PF

O que era pra ser uma brincadeira acabou se tornando uma dor de cabeça: dois influenciadores começam a brincar...

Polícia Civil prende quatro suspeitos de sequestro de médico em Salvador

Quatro envolvidos no sequestro de um médico, no bairro da Pituba, na manhã de quinta-feira (25), foram presos em...

Homem é preso em flagrante por arrombamento no Barbalho

Policiais militares da 2ª CIPM prenderam em flagrante um criminoso responsável por arrombar e furtar um estabelecimento comercial no...

Bienal do Livro Bahia 2024: Olívia Santana será um dos destaques do Encontro com a Autora

A autora e deputada estadual Olívia Santana participará da Bienal do Livro Bahia 2024, nos dias 27 de abril,...