STF derruba lei paulista que regulava atividade de chaveiros e instaladores de sistema de segurança

Em decisão unânime, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional uma lei do Estado de São Paulo que obriga o cadastramento de chaveiros e instaladores de sistemas de segurança que atuam no estado. Na sessão virtual concluída em 18/6, o Plenário julgou procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3924, ajuizada pelo governo paulista.

Processo legislativo

Além do cadastramento obrigatório, a Lei estadual 11.066/2002 trata do controle e da fiscalização das atividades exercidas por esses profissionais e de cursos de formação e treinamento.

Em seu voto, a relatora, ministra Rosa Weber, verificou que norma, de iniciativa parlamentar, ampliou o rol de atribuições administrativas da Secretaria de Segurança Pública, conferindo-lhe as funções de cadastrar os chaveiros e instaladores e os cursos de treinamento, formação e habilitação, de expedir certificado de idoneidade moral, de elaborar documentos de identificação e de realizar controle e fiscalização das atividades desses profissionais. Em seu entendimento, a lei desrespeitou a prerrogativa do governador do estado para iniciar o processo legislativo em matéria de organização e funcionamento da administração pública estadual.

Competência da União

A relatora constatou, também, que a legislação estadual estabeleceu disciplina rigorosa para o exercício das atividades em questão. Ocorre que a Constituição Federal consagrou a competência privativa da União para legislar sobre condições para o exercício de profissões (artigo 22, inciso XVI) e previu que somente por delegação de lei complementar os estados ou o Distrito Federal podem legislar sobre questões específicas relacionadas a essa matéria.

Ela lembrou que o STF, em sucessivos julgamentos, tem reconhecido a usurpação da competência legislativa privativa da União em relação a leis estaduais e distritais que, sob o pretexto de criarem normas administrativas de interesse local, regulamentam o exercício de atividades profissionais.

Atividades de baixo risco

Por fim, Rosa Weber apontou que as restrições impostas pela lei estadual transgridem as regras e os princípios da Declaração dos Direitos de Liberdade Econômica (Lei 13.874/2019), de caráter nacional, que estabelece normas de proteção à livre iniciativa e ao livre exercício de atividade econômica e dispensa qualquer tipo de licença do poder público. A Resolução 51/2019 do Ministério da Economia, por sua vez, classifica, nessa categoria, os serviços de chaveiro e de instalador de sistemas de segurança.

“A legislação estadual impugnada, além de usurpar a competência privativa da União para legislar sobre condições para o exercício de profissões, contrapõe-se, ainda, aos princípios e às diretrizes estabelecidos pela União em diploma legislativo de caráter nacional”, concluiu.

UNEB oferta 2.296 vagas em cursos de graduação a distância; inscrições até esta quinta-feira (3)

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) está com inscrições abertas, até esta quinta-feira (3), para o Processo Seletivo Especial (PSE) 2025.2 da Unidade...

Governo do Estado e Embasa firmarão contrato com Banco do Nordeste para investimentos em três municípios baianos

O Governo do Estado - através da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) e Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) - (BNB)...
Fundação Jose Silveira

UNEB oferta 2.296 vagas em cursos de graduação a distância; inscrições até esta quinta-feira (3)

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) está com inscrições abertas, até esta quinta-feira (3), para o Processo Seletivo...

UNEB oferta 2.296 vagas em cursos de graduação a distância; inscrições até esta quinta-feira (3)

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) está com inscrições abertas, até esta quinta-feira (3), para o Processo Seletivo...

Governo do Estado e Embasa firmarão contrato com Banco do Nordeste para investimentos em três municípios baianos

O Governo do Estado - através da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) e Empresa Baiana de Águas...

Saúde inicia credenciamento de serviços privados para reforçar atendimento e reduzir tempo de espera no SUS

Expandir os atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) com o apoio da rede privada é uma das grandes...

DISFARÇADO DE ENTREGADOR! Bandido não encontra celular e leva mochila de manicure em Mussurunga

O Informe Baiano teve acesso as câmeras de segurança que mostram o flagrante de uma manicure assaltada no Caminho...