Veja programação! Edição 2021 do Dois de Julho homenageia profissionais de saúde

Nesta sexta-feira (2) é celebrado o 198º aniversário da Independência do Brasil na Bahia. Para marcar a data, será realizada uma cerimônia simbólica no Largo da Lapinha que, este ano, vai homenagear os profissionais de saúde que estão atuando no combate à Covid-19 – pandemia que, por mais um ano, afasta as pessoas do tradicional cortejo nas ruas de Salvador.

A programação começa às 8h, com a realização do hasteamento das bandeiras, que contará com a presença do prefeito da capital, Bruno Reis; do governador da Bahia, Rui Costa; do deputado Adolfo Menezes, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia; e do o presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Eduardo Morais de Castro. Por conta da pandemia de Covid-19, o acesso só será permitido a autoridades e imprensa.

Durante a cerimônia, os caboclos estarão posicionados do lado de fora, vestidos pelo artista plástico João Marcelo, de “Verde Esperança”. Ao final do ato solene, eles serão recolhidos. Na sequência, às 8h15, a Pira do Fogo Simbólico, aqui nomeada simbolicamente como a “Chama da Esperança”, será acesa por dois profissionais de saúde, em um gesto que representa a luta do povo da Bahia na batalha contra a pandemia.

Às 8h30, acontece uma coletiva de imprensa com as autoridades presentes. O ato final da cerimônia simbólica será às 8h50, com a deposição de flores aos heróis da independência no busto do General Labatut.

Programação virtual – Dando início às atrações artístico-culturais, a campanha #Meu02Julho foi iniciada nesta quinta-feira (1º). Através do perfil da FGM no Instagram (@fgmoficial) uma série de vídeos traz as memórias marcantes de personalidades de nossa cidade sobre o cortejo. O público também pode participar com seu vídeo através do site culturafgm. salvador. ba. gov. br . Cada novo vídeo será lançado ao longo da programação.

A série de atrações virtuais apresenta, sempre às 9h, o filme “Dois de Julho: Um Sonho de Liberdade” no projeto #ConexãoFGM. Dirigido por Yuri Rosat, o curta-metragem retrata a importância da Independência da Bahia na construção da identidade cultural do povo baiano. O documentário mostra como a história se manifesta através do protagonismo do povo e do seu desejo por liberdade. O filme será exibido no canal da FGM no YouTube.

Ainda no mesmo horário, o projeto “Brincando com o 2 de julho” traz ao público diversos jogos de tabuleiro para se divertir e aprender sobre essa data com amigos, familiares e colegas. Os jogos estarão disponíveis no site da FGM. Durante todos os dias, às 10h, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) lança em suas redes sociais (Facebook e Instagram) a exposição “Personagens da Guerra pela Independência do Brasil na Bahia”, uma ação que explora e traz curiosidades sobre as principais personalidades envolvidas nesse marco histórico.

Em seu canal do YouTube, o IGHBA ainda apresenta, às 16h, a live de lançamento do livro “O processo da Independência do Brasil no Recôncavo Baiano (Política, Guerra e Cultura) 1820-1823”, do historiador Manoel Passos Pereira. No livro, o autor compreende os episódios do 25 de Junho de 1822, em Cachoeira, e do 2 de Julho de 1823, em Salvador, como marcos inicial e final, respectivamente, da Guerra pela Independência do Brasil. A transmissão é apresentada pelo historiador Jaime Nascimento e conta com a participação do jornalista e pesquisador Jorge Ramos.

Para quem quiser conhecer sobre os territórios mais marcantes no processo de independência da Bahia, o historiador Ricardo George ministra a série Vídeo-aulas, no canal da FGM no YouTube, nos dias 01, 03 e 05, às 14h. Ele passeia pelo Recôncavo, pelo Subúrbio Ferroviário e pelos Quartéis e ruas de Salvador, a fim de compreender a importância desses territórios para a vitória de nosso povo contra os portugueses.

No dia 2 julho, o destaque fica para o Encontro de Filarmônicas, que acontece às 18h no canal da FGM no YouTube. Importante presença nos festejos da independência, 10 grupos de filarmônicas se apresentam de forma virtual. Com a curadoria do maestro Fred Dantas, o programa exibe a marcha de cada uma e, logo em seguida, bate um papo com seus coordenadores.

Para fechar as comemorações, no dia 5 de julho, às 18h30, acontece mais uma edição do projeto “Patrimônio é…”, desta vez com o tema: 2 de Julho e Territórios Virtuais de Memórias. São presenças confirmadas a desenvolvedora do aplicativo 02 de Julho GO, Jamile Coelho, a idealizadora do RPG 2 de Julho, Josenilda Mesquita e a professora Kerollen Hagnyss. Eles contam sobre a experiência de aliar os fatos históricos dessa importante data, com a ludicidade dos jogos de tabuleiros, videogames e aplicativos.

Confira a programação completa:

02 de julho

– Cerimônia Cívica
8h – Hasteamento das bandeiras – Saída dos Caboclos do Pavilhão
8h15 – Acendimento da Pira do Fogo Simbólico
8h30 – Coletiva de Imprensa
8h50 – Deposição de flores aos Heróis da Independência no busto do general Labatu
Programação artístico-cultural
09h – Projeto #Meu2deJulho com vídeos de seguidores do Instagram
09h – Projeto Brincando com o 2 de Julho
09h – Projeto #ConexãoFGM
10h – Exposição “Personagens da Guerra pela Independência do Brasil”,
14h – #Meu2deJulho com vídeos de seguidores do Instagram
18h – Encontro de Filarmônicas

03 de julho

09h – Projeto #Meu2deJulho com vídeos de seguidores do Instagram
09h – Projeto Brincando com o 2 de Julho
09h – Projeto #ConexãoFGM
10h – Exposição “Personagens da Guerra pela Independência do Brasil”,
14h – Série Vídeo-aula | Territórios | Aula 02: O Recôncavo, a Ilha e outros territórios de Independência na Bahia

04 de julho

09h – Projeto #Meu2deJulho com vídeos de seguidores do Instagram
09h – Projeto Brincando com o 2 de Julho
09h – Projeto #ConexãoFGM
10h – Exposição “Personagens da Guerra pela Independência do Brasil”,
14h – Projeto #Meu2deJulho com vídeos de seguidores do Instagram

05 de julho

09h- Projeto #Meu2deJulho com vídeos de seguidores do Instagram
09h – Projeto Brincando com o 2 de Julho
09h – Projeto #ConexãoFGM
10h – Exposição “Personagens da Guerra pela Independência do Brasil”,
14h – Série Vídeo-aula | Territórios | Aula 03: Subúrbio e as rotas da Independência
18h30 – Patrimônio É…Tema: 02 de Julho e Territórios virtuais de memórias” com as participações de Jamile Coelho (Aplicativo 2 de Julho GO), Josenilda Mesquita (RPG 2 de Julho), Felipe Pereira (2 de Julho Tower Defense) e a professora Kerollen Hagnyss.

Governo do Estado reduz toque de recolher em 1 hora

O Governo do Estado publicou, nesta sexta-feira (23), atualização do decreto estadual 20.585, que estabelece normas e medidas restritivas na Bahia em virtude da pandemia do novo...

Programa Corra pro Abraço completa 8 anos transformando vidas pela redução de danos

Em 22 de Julho é comemorado o aniversário do Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) da Bahia. Fundada em...

Criminosos usam nome do deputado Félix Mendonça Júnior para aplicar golpe

O deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT) denunciou hoje (23) que estão usando o nome dele para aplicar golpes na internet. Por meio do telefone com...

Intervalo maior de doses da vacina Pfizer aumenta níveis de anticorpos

Um intervalo maior entre as duas doses da vacina da Pfizer contra a covid-19 proporciona um nível maior de anticorpos do que um intervalo mais curto, concluiu...