Distribuição de mudas qualifica produção da agricultura familiar da Bahia

Visando qualificar a produção da agricultura familiar, para obter melhores resultados, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e em parceria com a Biofábrica, executa o Projeto de Distribuição de Mudas Frutíferas e Essências Florestais para a Agricultura Familiar. No primeiro semestre de 2021, foram entregues 292,7 mil mudas, beneficiando 1.110 agricultores e agricultoras familiares, em 18 municípios baianos. O investimento total foi da ordem de R$ 611,9 mil.

São distribuídas mudas de mandioca, frutíferas e essências florestais. A iniciativa, que tem ainda como finalidade a formação de pomares e a recomposição de áreas de preservação permanente e de reserva legal, é executada por meio das superintendências da SDR, de Agricultura Familiar (Suaf) e de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater).

Leonardo Lino Carvalho, diretor de Agregação de Valores e Acesso a Mercados, da Suaf, destaca que ao incentivar e ampliar a capacidade de produção de alimentos das famílias de agricultoras e agricultores, há um impacto direto no aumento da renda dessas famílias e, consequentemente, na qualidade de vida: “Ainda este ano de 2021, temos a perspectiva de entregar cerca de 1,2 milhão de mudas frutíferas e essências florestais, que deve beneficiar cerca de sete mil famílias de agricultoras e agricultores familiares em toda a Bahia”.

No município de Governador Mangabeira, 70 famílias da Associação de Moradores e Pequenos Produtores Rurais Oleiros e Ceramistas de Tocos III, foram beneficiadas com a entrega de 10 mil mudas de variedades de mandioca. Ataíde Moura Ribeiro, representante da associação, afirma que essa é uma ação muito importante para a agricultura familiar, porque as mudas vêm com a genética preparada para ter um melhor desenvolvimento, além de ser melhor adaptadas e resistentes a mudanças climáticas: “São variedades muito importantes para o cultivo na região aqui do Recôncavo, para ter uma melhor produção, tanto pela qualidade, quanto pela quantidade”.

O agricultor conta ainda que os agricultores familiares, que não têm condições de comprar essas mudas, vão poder, daqui a uns 10 ou 11 meses, ter manivas para distribuir com outras famílias, para multiplicação das mudas. Ele reforça ainda que as variedades irão contribuir também para o aumento da produção e produtividade, das famílias beneficiadas com a agroindústria de beneficiamento da mandioca, do projeto Bahia Produtiva.

Como acessar o projeto

Agricultores e agricultoras familiares, assentados e assentadas de reforma agrária e povos e comunidades tradicionais interessados em se cadastrar no projeto, devem acessar o Sistema de Solicitação de Mudas e Sementes – SSMS no site: www.portalsdr.ba.gov.br/ssms, realizar o cadastro da entidade ou prefeitura e o cadastro dos beneficiários demandantes.

Turismo na Baía de Todos-os-Santos ganha incremento com obras do Prodetur e Baía Viva

Iniciativa que visa fomentar o turismo náutico na Baía de Todos-os-Santos (BTS), o Prodetur Nacional Bahia encontra uma contrapartida na esfera privada, nas ações que a Fundação...

Homem descumpre medida protetiva e acaba preso pela ORMP

Um homem foi preso em flagrante por equipes da Operação Ronda Maria da Penha (ORMP), no município de Juazeiro, Norte do estado, após descumprimento de medida protetiva...

Fortalecimento da política da Educação Profissional na Bahia com o Educar para Trabalhar é discutido durante encontro virtual, nesta sexta (23)

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia promove, nesta sexta-feira (23), às 17h30, um encontro virtual do Programa Educar para Trabalhar, desenvolvido no âmbito do Estado...

Agricultura familiar baiana conta com modalidade de assistência técnica inovadora

A Bahia inova com uma modalidade de assistência técnica e extensão rural (Ater) direcionada para o fortalecimento de sistemas produtivos estratégicos da agricultura familiar. Com o Mais...