“Vulcão de lama” causa explosão seguida de incêndio no Mar Cáspio

Uma forte explosão no mar Cáspio, neste domingo (04/07), em uma área onde o Azerbaijão tem extensos campos de gás natural e de petróleo foi observada a quilômetros de distância. A Socar, a empresa petrolífera estatal do Azerbaijão, adiantou que as suas informações preliminares apontam para que a explosão tenha sido provocada por um vulcão de lama. As informações foram divulgadas pelo jornal The Guardian.

A Socar acrescentou que nenhuma das suas plataformas foi danificada pela explosão, que ocorreu a cerca de 10 quilômetros do campo de exploração de gás natural de Umid, situado a 75 quilômetros de Baku. O mar Cáspio tem uma grande concentração de vulcões de lama, que lançam para o ar lama mas também gás inflamável.

Mark Tingay, um especialista em vulcões e professor assistente na Universidade de Adelaide, na Austrália, disse que a explosão “certamente pode ter sido causada por um vulcão” e que a localização “encaixa” na de um vulcão de lama chamado Makarov Bank, que explodiu em 1958.

Tingay acrescentou que o Azerbaijão tem “centenas” de vulcões, um quarto dos quais costuma ter erupções violentas.

Últimas Noticias

Caçadores presos com sete armas em Formosa do Rio Preto

Uma operação interagências entre a Polícia Militar da Bahia, através da 86ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Formosa do...