Agricultores familiares de Abaré aumentam produção com chegada de irrigação

Com a entrega de kits para irrigação, agricultores familiares da Associação Comunitária dos Produtores Rurais do Umbuzeiro e Circunvizinhanças, do município de Abaré, garantiram maior segurança na produção e aumentaram a oferta de frutas, legumes e hortaliças.

Na propriedade do presidente da associação, Antônio Barbalho, a produção dobrou: “Antes era muito difícil trabalhar. O sol nessa região é muito forte e é preciso água para produzir. Com a irrigação, a produção melhorou e eu que tinha dois hectares produzindo, agora tenho quatro”.

O agricultor João Carlos Eulálio também destaca as melhorias em seus cultivos de maracujá, banana, mandioca, cebola, manga e laranja, entre outros produtos: “Havia muito gasto de água e a terra era danifcada por causa da adubação. Hoje, com o sistema de irrigação com gotejo, a gente gasta menos água, economiza na adubação e estamos produzindo alimentos com qualidade para o consumo e para vender na região”.

O Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, investiu R$239,7 mil na associação, beneficiando diretamente 23 famílias. Os kits possuem capacidade para irrigar uma área de até seis mil metros quadrados, sendo composto por caixa d’água, motor, bomba e tubo gotejador, além de canos, conexões, filtros e demais componentes do sistema, conhecido por kit de irrigação familiar por gotejamento.

Também foi entregue um viveiro com 100 mil mudas de frutíferas e nativas. Os agricultores contam ainda com serviços de um Agente Comunitário Rural (ACR), responsável por prestar assessoria das atividades orientadas para o processo de produção, agregação de valor e acesso a mercados.

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), cofinanciado pelo Banco Mundial.

Três mitos sobre a canela, a especiaria poderosa com inúmeros benefícios

É um dos alimentos chave das dietas. São associados múltiplos benefícios para o bem-estar e para a saúde. Porém, também lhe sãoa atribuídos muitos mitos. Falamos da...

Começam segunda-feira (26) inscrições para exame de certificação de estudantes concluintes do Ensino Médio de 2020

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realizará, a partir desta segunda-feira (26), as inscrições para os exames de certificação dos alunos concluintes 2020 do Ensino...

Atlético-MG vence o Bahia e segue na cola da liderança

O Atlético-MG chegou a sua sexta vitória consecutiva no Brasileirão Assaí. Neste domingo (25), pela 13ª rodada da competição, o Galo derrotou o Bahia por 3 a...

Flamengo goleia o São Paulo de virada pela 13ª rodada do Brasileirão

Segundo tempo avassalador no Maracanã! Neste domingo (25), Flamengo e São Paulo se enfrentaram no Rio de Janeiro, pela 13ª rodada do Brasileirão Assaí, e balançaram as...