Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Jornalista baiano apresentará lives sobre “São Francisco Xavier e o cristianismo no Japão”

O missionário jesuíta São Francisco Xavier, padroeiro das Missões e da cidade de Salvador, é também o padroeiro do Japão, país-sede dos Jogos Olímpicos que terão início na próxima sexta-feira, dia 23.

Para não deixar tantas coincidências passarem em branco, o jornalista baiano José Falcón Lopes vai apresentar, de 19 a 22 de julho, a série de lives “São Francisco Xavier e o Cristianismo no Japão”.

As lives serão transmitidas pelo Instagram da Devoção Popular a São Francisco Xavier no Brasil (@saofranciscoxavierbrasil), sempre às 20 horas.

Nos dois primeiros dias, serão apresentadas as cartas escritas por Xavier no século XVI sobre o Japão. Já na quarta-feira (21), a live terá como tema “Padroeiro da imigração japonesa para o Brasil”. E na quinta-feira (22), o tema será “São Francisco Xavier no Japão hoje”.

Pai espiritual – Lopes explica que Xavier nasceu na Espanha, tinha origem nobre e foi co-fundador da Companhia de Jesus com Santo Inácio de Loyola, que o ajudou na sua conversão.

“Santo Inácio, pai espiritual de Xavier, mostrou para o mundo que o Apóstolo do Oriente era o referencial de missionário “ad gentes” (para todas as nações) não só para a Companhia de Jesus, mas para toda a Igreja. Foi Inácio quem determinou a reprodução das cartas de Xavier para todo o Ocidente. Estes escritos inspiraram muitos missionários canonizados como São João de Brito (martirizado na Índia), São Paulo Mirkis (martirizado no Japão) e São José de Anchieta. Atualmente, as freiras que pedem o fim da guerra civil no Mianmar são de uma ordem consagrada a São Francisco Xavier”, destaca.

Coincidência – O jornalista observa que Dom João III, rei de Portugal, era grande amigo de Xavier e ordenou a Thomé de Souza fundar a cidade de Salvador em 1549, mesmo ano em que o missionário jesuíta chega ao Japão.

“É uma feliz coincidência constatar que o cristianismo nasce no Japão com Xavier ao mesmo tempo em que nasce a Cidade do Salvador, que o escolheu como padroeiro em 10 de maio de 1686. Compartilhamos esta filiação espiritual com os católicos do Japão”, assinala o jornalista.

Sobre o apresentador – Além de ser devoto de São Francisco Xavier, José Falcón Lopes é jornalista formado pela Facom (UFBA). É casado, pai de dois filhos e em maio deste ano lançou o cordel “São Francisco Xavier, Padroeiro da Liberdade”, em parceria com o Padre Gabriel Guarnieri, SX (Missionários Xaverianos). O cordel pode ser baixado de graça no site www.saofranciscoxavier.com.

SERVIÇO:

Série de lives “São Francisco Xavier e o Cristianismo no Japão”
De 19 a 22 de julho de 2021
Sempre às 20 horas
Pelo Instagram @saofranciscoxavierbrasil
Apresentação: José Falcón Lopes (jornalista e devoto)

DATA: 16/07/2021
Fotos: Divulgação
Mais informações: 71 99137-1340

Live Sao Francisco Xavier

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30 bandidos, na noite desta quinta-feira...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack e 5,05 Kg de maconha...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

PAU QUEBRANDO NO SUBÚRBIO! CV ataca BOPE e pelo menos dois são mortos

Guarnições do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Batalhão PATAMO trocaram tiros com um grupo com mais de 30...

Com auxílio de cão farejador, PRF apreende cocaína, maconha e crack em ônibus na BR 116

Na noite de ontem (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 147 gramas de cocaína, 381 gramas de crack...

Davi recebe reclamação por andar de terno e Whindersson defende: “doutor respeitado”

O baiano Davi saiu com o prêmio milionário do BBB 24, mas a vida aqui fora não está tão...

Parceria entre Google e Ministério da Saúde deve melhorar acesso a UBS

O Ministério da Saúde firmou parceria com a empresa Google para aprimorar o acesso a informações sobre as unidades...