Argentina permite registro de identidades não binárias em documento

O documento de identidade nacional da Argentina acrescenta a partir desta quarta-feira (21) a opção “X” na definição do gênero, além de masculino e feminino, segundo um decreto presidencial que coloca o país na vanguarda do tema na América Latina.

A norma estabelece a possibilidade de incorporação de uma terceira opção com o objetivo de salvaguardar o direito à identidade de gênero, previsto em lei desde 2012.

“A nomenclatura ‘X’ no campo ‘sexo’ incluirá os seguintes significados: não binário, indeterminado, não especificado, indefinido, não informado, autopercebido, não consignado, ou outro significado com o qual a pessoa não se sinta representada pelo binômio masculino/feminino”, diz a portaria publicada no Diário Oficial.

O presidente Alberto Fernández entregou os três primeiros documentos com a nova nomenclatura nesta quarta-feira, em cerimônia realizada no Museu do Bicentenário, ao lado da casa do governo.

“O Estado não deve se importar com o sexo de seus cidadãos”, disse o presidente e comemorou que existem “mil maneiras de amar, ser amado e ser feliz”.

A norma defende que “o direito à identidade tem um vínculo direto e indissociável com o direito de não sofrer discriminação, à saúde, à privacidade e à realização do próprio projeto de vida”.

“Existem outras identidades além da de homem e mulher e devem ser respeitadas”, disse o presidente.

A Federação LGBT Argentina celebrou o que definiu como um “avanço histórico em matéria de direitos” graças ao “ativismo das organizações”.

“Embora o uso do ‘X’ não seja totalmente inclusivo no reconhecimento da ampla gama de identidades que existem, é um passo importante no caminho para a igualdade real de direitos”, disse a Federação em nota.

Neste sentido, considerou que “é a melhor forma de poder reconhecer um direito e não perder outros, até que haja uma mudança mais profunda a nível global”.

O presidente Fernández considerou que “a sanção do casamento igualitário foi o início de todo este caminho para a diversidade”, recordando a lei que está em vigor desde 2010.

NO PAU MIÚDO: Dupla tenta fugir por telhado e cai nas garras da polícia

Dois homens foram presos por policiais militares da 37ª CIPM no final da tarde de quarta-feira (02/07), no bairro do Pau Miúdo, em Salvador....

Prefeito de Cuiabá reduz filas em UPAs após combater ‘máfia dos atestados’

Uma decisão polêmica do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), vem chamando atenção em todo o Brasil e provocando debates. Ele atribui a redução...
Fundação Jose Silveira

NO PAU MIÚDO: Dupla tenta fugir por telhado e cai nas garras da polícia

Dois homens foram presos por policiais militares da 37ª CIPM no final da tarde de quarta-feira (02/07), no bairro...

NO PAU MIÚDO: Dupla tenta fugir por telhado e cai nas garras da polícia

Dois homens foram presos por policiais militares da 37ª CIPM no final da tarde de quarta-feira (02/07), no bairro...

Prefeito de Cuiabá reduz filas em UPAs após combater ‘máfia dos atestados’

Uma decisão polêmica do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), vem chamando atenção em todo o Brasil e provocando...

SAUBARA: Homem engravida jovem de 13 anos e é preso por estupro de vulnerável

Um homem de 26 anos foi autuado em flagrante por estupro de vulnerável na noite desta quarta-feira (02/07), no...

Pessoas com fibromialgia poderão ser reconhecidas como PcDs em todo o Brasil

O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (2), o Projeto de Lei 3.010/2019, que permite o reconhecimento de pessoas...