Fundação Cidade-Mãe realiza live sobre acolhimento familiar nesta quarta (21)

A Fundação Cidade Mãe (FCM) promove, nesta quarta-feira (21), uma sessão tira-dúvidas aberta ao público para esclarecer como funciona a modalidade de acolhimento familiar. A live será realizada às 19h, no perfil @familiaacolhedorasalvador, no Instagram. A iniciativa terá a presença da coordenadora do Serviço Família Acolhedora (SFA) de Salvador, Suzana Esteves e da psicopedagoga do Serviço, Edileide Antonino, moderadora do evento.

De acordo com Edileide, o acolhimento familiar é uma modalidade muito relevante para a criança, especialmente na primeira infância. Das mais de 30 mil crianças acolhidas em todo Brasil, apenas cerca de 5% delas estão na modalidade familiar, desfrutando de convivência em família, como é o direito preconizado em lei.

“No entanto, poucas pessoas conhecem o acolhimento familiar. Com a live, queremos divulgar o serviço, dizer como funciona e o que é necessário para se tornar Família Acolhedora, além de debater sobre os detalhes desse serviço tão relevante para a sociedade”, explica a psicopedagoga.

Importância – Atualmente, o SFA de Salvador registra quatro crianças que foram acolhidas por famílias que se cadastraram, passaram por todo um processo de capacitação e tornaram-se aptas no processo. Outras cinco famílias estão habilitadas e aguardam a chegada de uma criança para cuidar e proteger, dividir o amor e preparar essa criança para retornar à família de origem ou para uma família substituta.

“A história prévia de cada uma dessas crianças é de abandono e sofrimento, mas o amor que encontram nas Famílias Acolhedoras as ajudam a superar e se preparar para o que a vida trouxer de melhor”, pontua a psicopedagoga.

Como exemplo da importância do serviço, Edileide Antonino lembra um caso recente que tocou a todos no serviço: a de um bebê que foi abandonado próximo a um contêiner de lixo. Inicialmente, a criança foi levada para uma instituição e, só depois, foi encaminhada para o SFA. Atualmente, está acolhida com uma das famílias habilitadas.

Edileide revela ainda que, após a convivência em um lar, com cuidados individualizados, os bebês atendidos até o momento pelo serviço deram um pulo no desenvolvimento físico e motor, além do afetivo. “O contato com uma figura que desempenhe o papel materno é capaz de estruturar o bebê, organizando sua vida. Durante este período, foi necessário fazer a introdução de alimentos sólidos, ajudá-lo a se equilibrar e dar seus primeiros passos e viver a mágica de escutar suas primeiras palavras”, destaca.

Os interessados em participar do Serviço Família Acolhedora podem se cadastrar no site www.familiaacolhedora.salvador.ba.gov.br . Mais informações podem ser obtidas pelo número (71) 3202 2418.

Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos

Em um mês, os Correios atenderam 1,3 milhão de aposentados e pensionistas sobre descontos indevidos nos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)....

CNU dos Professores: prazo para solicitar isenção de taxa começa hoje

O prazo para os interessados em solicitar isenção da taxa de inscrição de R$ 85 da Prova Nacional Docente (PND) começou nesta segunda-feira (30)...
Pefeitura Municipal de Salvador

Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos

Em um mês, os Correios atenderam 1,3 milhão de aposentados e pensionistas sobre descontos indevidos nos benefícios do Instituto...
Prefeitura Vitoria da Conquista

Correios atendem 1,3 milhão de aposentados sobre débitos indevidos

Em um mês, os Correios atenderam 1,3 milhão de aposentados e pensionistas sobre descontos indevidos nos benefícios do Instituto...

CNU dos Professores: prazo para solicitar isenção de taxa começa hoje

O prazo para os interessados em solicitar isenção da taxa de inscrição de R$ 85 da Prova Nacional Docente...

PM apreende arma de fogo em Xique-Xique

Na noite de domingo (29), policiais militares da Cipe Semiárido apreenderam uma arma de fogo em Xique-Xique. Durante policiamento...

IPVA com desconto de 8% termina segunda-feira (30) para veículos com final de placa 8

Termina na próxima segunda-feira (30) o prazo para os donos de veículos com placas de final 8 quitarem a...