Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Campanha de vacinação antirrábica é iniciada em Salvador

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou, nesta sexta-feira (20), a campanha de vacinação animal antirrábica. A ação, que acontece até dia 27 de setembro, tem a expectativa de vacinar 180 mil animais. Cães e gatos a partir de três meses de idade devem receber a primeira dose da vacina, seguida do reforço anual.

O imunizante está sendo aplicado em 98 unidades de saúde espalhados pela cidade. Tutores podem levar os animais de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Além disso, agentes de combate às endemias percorrem as ruas da capital com a aplicação da vacina em pontos volantes e fixos itinerantes.

Pelo segundo ano consecutivo, Salvador adotou também o sistema drive thru para imunização de cães e gatos. A vacinação, nesse modelo, acontece na UniFTC, na Paralela, das 8h às 16h, aos sábados e domingos, até o dia 26 de setembro.

A veterinária do Centro de Controle de Zoonoses, Danielle Dantas, destacou a importância da vacinação antirrábica para animais e familiares. “A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com quase 100% de letalidade, que pode acometer todos os mamíferos. Através da imunização de cães e gatos nós quebramos esse ciclo. Os animais imunizados estão protegidos para não adquirir a doença, então gera a proteção para eles e para os seres humanos”.

Cuidados – O técnico de patologia clínica Bruno Cunha, 36 anos, falou sobre a necessidade de ser efetivamente responsável pelo animal. “Vim trazer o meu gato por saber que os animais precisam ser cuidados, e vacinar é um ato de zelo. É a forma de evitar que eles peguem essas doenças. E vacina está aqui, acessível para todos, perto das nossas casas e todos têm que aproveitar”, destacou.

Já a vendedora Cristiana Silva, 47 anos, levou a cadela Lupita, de quatro meses, para receber o imunizante e falou sobre o alívio de ter protegido o animal de estimação. “Fico muito mais tranquila. Como responsável por ela, tenho que protegê-la. Sem dúvidas a vacinação é a melhor forma”, disse.

Pontos fixos – No Centro Histórico, a população de Salvador pode levar os animais para serem vacinados nas Unidade Básica de Saúde (UBS) Pelourinho, Centro de Saúde (CS) Péricles Esteves Cardoso, Unidade de Saúde da Família (USF) Gamboa e CS Ramiro de Azevedo. Em Itapagipe, contam com as unidades CS Virgílio de Carvalho, USFs São José de Baixo e Joanes Leste e UBS Ministro Alkimin.

Já no distrito de São Caetano/Valéria, a testagem está sendo realizada nas USFs Boa Vista do Lobato, Jaqueira do Carneiro, Bom Juá Recanto da Lagoa, Alto do Cabrito, Boa Vista de São Caetano, Fiais, Deputado Luiz Braga, Alto do Peru e Capelinha, CS Frei Benjamin, 18° CS Péricles Laranjeiras e Marechal Rondon.

Na Liberdade, as vacinas estão sendo aplicadas nas CSs Maria Conceição S. Imbassahy e São Judas Tadeu e USFs Santa Mônica e San Martim.  Em Brotas, a população pode procurar as USFs do Candeal Pequeno, Santa Luzia, Mãe Olga de Alaketu e Mário Andréa – 14º CS.

No distrito da Barra / Rio Vermelho, as vacinas serão aplicadas no 5° CS Clementino Fraga, USF Alto das Pombas e CS Osvaldo Caldas. Já na região da Boca do Rio, as pessoas podem procurar a USF Curralinho e CSs César de Araújo, Zulmira de Barros e Pituaçu.

No distrito de Itapuã, as vacinas estão disponíveis nas USFs do Parque São Cristóvão, Jardim das Margaridas, Alto do Coqueirinho, Ceasa I e II, 7° CS Professor José Mariani e 13° CS USF Professor Eduardo Mamede. Na área de Pau da Lima, os CS Edgar Pires da Veiga, PSF João Ramos Filho, UBS Dra. Cecy Andrade e USFs Canabrava e CS Dom Avelar estão realizando a aplicação das doses.

No distrito do Cabula / Beiru, os soteropolitanos podem levar os animais nos CSs Doron, Engomadeira, Barreiras, Calabetão, Mata Escura, Arenoso, Pernambués, Sussuarana e Edson Teixeira, além das USFs Arenoso, Fernando Filgueiras e Mata Escura, 6° CS Rodrigo Argolo e 11° CS Eunisio Teixeira.

Já a população do Subúrbio Ferroviário deve procurar USFs de São Tomé de Paripe, Estrada da Cocisa, Sérgio Arouca, Bate Coração, Alto de Coutos I e II, Congo, Faz.Coutos I, II e III, Vista Alegre, Nova Constituinte, Ilha Amarela e Itacaranha, assim como as PSFs Vila da Fraternidade, Beira Mangue, Tubarão, Plataforma e Alto da Terezinha, as CSs Paripe e Bariri e a PSF São João do Cabrito, além da Casa do Trabalhador.

As pessoas que moram em Cajazeiras têm disponível a UBS Nelson Piauhy Dourado, CS Cajazeira IV, PSF Cajazeiras VIII, USF Cajazeiras X, UE Cajazeira XI, CS Fazenda Grande I e USFs Boca da Mata, Cajazeiras e Palestina.

Pesquisa aponta Bruno Reis com 76% dos votos válidos e 60 pontos de vantagem para Geraldo

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), desponta com amplo favoritismo para conquistar a reeleição em outubro. O novo levantamento do instituto Paraná...

MORRO DO MACACO: Traficante é morto durante troca de tiros em Barreiras

Policiais Militares realizavam diligências na localidade do Vale do Amanhecer, em Barreiras, oeste da Bahia, quando foram informados que criminosos traficavam drogas em uma...

Pesquisa aponta Bruno Reis com 76% dos votos válidos e 60 pontos de vantagem para Geraldo

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), desponta com amplo favoritismo para conquistar a reeleição em outubro. O...
Prefeitura Municipal de Savaldor

Pesquisa aponta Bruno Reis com 76% dos votos válidos e 60 pontos de vantagem para Geraldo

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), desponta com amplo favoritismo para conquistar a reeleição em outubro. O...

MORRO DO MACACO: Traficante é morto durante troca de tiros em Barreiras

Policiais Militares realizavam diligências na localidade do Vale do Amanhecer, em Barreiras, oeste da Bahia, quando foram informados que...

Indivíduo com três mandados de prisão em aberto é localizado e preso pela PM em Periperi

Na manhã desta quinta-feira (28), policiais militares do Batalhão Gêmeos detiveram um homem com três mandados de prisão em...

Dupla com pistola é conduzida em Don Avelar

Policiais militares da 47ª CIPM flagraram dois homens armados, nesta quinta-feira (28), durante uma abordagem preventiva da 22ª edição...