Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Parabadminton e parataekwondo estreiam nos Jogos Paralímpicos; Confira a programação desta quinta-feira, 2

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio marcam a estreia de duas modalidades: o parabadminton e o parataekwondo. As disputas de ambas terão início neste nono dia da competição e o Brasil terá representantes nas duas.

O Brasil soma até agora 48 medalhas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, com 15 ouros, 12 pratas e 21 bronzes. Está na sétima colocação no quadro de medalhas geral. A China lidera com 68 ouros e 147 medalhas, com o Comitê Paralímpico Russo em seguida, com 89 medalhas, sendo 32 de ouro, e a Grã-Bretanha, em terceiro lugar, com 30 medalhas de ouro e um total de 86 medalhas.

Modalidades estreantes

O primeiro estreante brasileiro a competir é o taekwondista Nathan Torquato na categoria até 61kg (classe K44, para atletas amputados de braço). Ele fará sua primeira luta nesta quarta-feira, 1º, às 22h30. Em 2019, na estreia da modalidade nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, o paulista foi campeão.

Nathan nasceu com uma má-formação no braço esquerdo. Aos três anos, quando voltava da escola de bicicleta, acompanhado pela mãe, viu uma academia. Insistiu para a mãe o matricular até ela atender seu pedido. O atleta treina no mesmo local até hoje.

Já no parabadminton, o paranaense Vitor Tavares, único brasileiro na modalidade, fará sua estreia às 5h20 da madrugada desta quinta-feira, 2, nas disputas individuais da classe SH6 (baixa estatura). Em 2019, Vitor foi campeão Parapan-Americano, em Lima, quando a modalidade também estreou no evento. Poucos dias antes de competir no Peru, o paranaense conquistou três medalhas de bronze no Campeonato Mundial de Parabadminton em Basiléia, na Suíça, seu primeiro Mundial.

O curitibano de 22 anos, possui hipocondroplasia congênita, popularmente conhecida como nanismo. Praticava mountain bike convencional até 2016, quando conheceu o parabadminton no colégio por meio de um professor que dava aulas para crianças e atletas de alto rendimento e que o convidou para praticar a modalidade.

Atletismo

O atletismo já rendeu 16 medalhas para o Brasil em Tóquio, foram sete de ouro, quatro de prata e cinco de bronze. E a busca por medalhas continuam. Os atletas brasileiros estarão em pelo menos sete finais na manhã desta quinta-feira, 2. O medalhista de prata no arremesso de peso em Tóquio, Alessandro Silva, volta a competir. Desta vez, ele disputará sua prova principal o lançamento de disco (classe F11, para cegos) às 22h32. Julyana da Silva, que foi bronze no lançamento de disco, disputará o arremesso de peso (classe F57, para cadeirantes) às 21h48.

As velocistas Jerusa Geber, Lorena Spoladore e Thalita Simplício estarão novamente na pista do Estádio Olímpico de Tóquio. Elas correrão, acompanhadas de seus guias, as classificatórias dos 200m (classe T11, para cegos) a partir das 22h. A campeã mundial Rayane Soares disputará a classificatória dos 400m (classe T13, para atletas com baixa visão), prova na qual faturou o ouro no Campeonato Mundial de Dubai 2019, às 9h29 desta quinta-feira.

Natação

Os nadadores brasileiros seguem na busca de medalhas no Centro Aquático de Tóquio, nesta quarta-feira, 1º, nono dia de competição. O paulista Gabriel Bandeira que já faturou quatro medalhas em Tóquio – ouro nos 100m borboleta, prata nos 200m livre e nos 200m medley e bronze no revezamento 4x100m misto S14 – volta à piscina para nadar os 100m costas S14 (deficiência intelectual) às 22h09 desta quarta-feira, 1º.

O mineiro Gabriel Araújo, primeiro brasileiro a subir ao pódio em Tóquio, disputará desta vez os 50m costas da classe S2 às 22h30. O nadador de 19 anos já conquistou a prata nos 100m costas e o ouro nos 200m livre.

A natação brasileira já soma 20 medalhas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020: seis ouros, cinco pratas e nove bronzes.

Semifinais
Quatro Seleções Brasileiras disputarão semifinais na manhã desta quinta-feira, 2. A primeira a entrar em quadra será a Seleção masculina de goalball às 5h45 (horário de Brasília). A equipe comandada pelo técnico Alessandro Tosim reencontra a Lituânia, atual campeã paralímpica. Apesar da vitória arrasadora dos brasileiros por 11 a 2, logo na estreia em Tóquio, o histórico entre as duas seleções é de resultados apertados.

Menos de uma hora depois, a Seleção masculina de vôlei sentado joga a semifinal contra os atletas do Comitê Paralímpico Russo, às 6h30 (horário de Brasília). Após estrear na competição com uma vitória por 3 sets a 1 contra a China, a equipe sofreu duas derrotas consecutivas (Irã e Alemanha) e conseguiu a classificação graças a uma vitória do Irã sobre a China por 3 sets a 0.

Já a Seleção Brasileira de futebol de 5 se classificou para a semifinal com tranquilidade. A equipe encara o Marrocos às 7h30 (horário de Brasília), para garantir sua presença na final, que será no sábado, 4, às 5h30. O Brasil encerrou a primeira fase dos Jogos de Tóquio com três goleadas. Nos três jogos realizados até aqui, a Seleção já marcou 11 gols e ainda não sofreu nenhum. A primeira vitória foi sobre a China por 3 a 0. Em seguida, o adversário foi o anfitrião Japão, que perdeu por 4 a 0. Para fechar a fase de grupos, o time verde e amarelo derrotou a França também por 4 a 0.

Enquanto o time verde e amarelo de futebol de 5 joga, a Seleção feminina de goalball encara os Estados Unidos no Makuhari Messe Hall C, também às 7h30 (horário de Brasília). A classificação veio após vencer por 1 a 0 a seleção da China – três vezes medalha de prata nos últimos Jogos (Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016).

Na estreia em Tóquio, o time perdeu para as norte-americanas por 6 a 4. No segundo jogo do torneio, a equipe brasileira arrancou um empate contra o Japão em 4 a 4. Na terceira rodada, o time perdeu para a Turquia, atual campeã paralímpica, por 8 a 4. Mas o Brasil fechou a fase de grupos com uma goleada por 11 a 1 diante do Egito.

Canoagem

A jornada dos atletas da canoagem nos Jogos Paralímpicos de Tóquio inicia nesta quarta-feira, 1º. A modalidade terá sete competidores: Fernando Rufino, Caio Ribeiro, Debora Benevides, Giovane Vieira de Paula, Mari Santilli, Luis Carlos Cardoso e Adriana Azevedo.

Bocha

Depois dos dois bronzes conquistados na madrugada de terça-feira, 1, os medalhistas Maciel Santos (BC2) e José Carlos de Andrade (BC1) voltam às quadras para a disputa por pares e equipes. Nesta madrugada, seis jogos agitam a modalidade.

Às 21h30, pelo grupo A, o Brasil enfrenta a Eslováquia na disputa em pares. O time brasileiro (BC4) é formado por: Eliseu dos Santos, Ercileide da Silva e Marcelo dos Santos. Jogam pela Eslováquia: Samuel Andrejcik, Michaela Balcova, Martin Streharsky.

No mesmo horário, o Brasil entre em quadra contra Portugal no Grupo B, classe BC1/BC2 na disputa em grupo. Representam a equipe verde-amarela: Andreza de Oliveira, José Carlos de Oliveira, Maciel Santos e Natali de Faria. No time de Portugal: Nelson Fernandes, André Ramos, Cristina Gonçalves e Abílio Valente.

Já na madrugada desta quinta-feira, 2, às 2h45, o time de BC4 volta para às quadras diante da Grã-Bretanha. O Brasil de Eliseu dos Santos, Ercileide da Silva e Marcelo dos Santos encara os britânicos Evie Edwards, Stephen McGuide e Louis Sanders.

Às 4h20, pelo Grupo A, a equipe BC3 formada por Evani dos Santos, Evely de Oliveira e Mateus Carvalho enfrenta os portugueses Avelino de Andrade, Ana Costa e José Macedo.

A madrugada fecha com duas disputas às 06h05. Pelo grupo B, o Brasil de Andreza de Oliveira, José Carlos de Oliveira, Maciel Santos e Natali de Faria, no BC1/BC2 pega a Eslováquia. E pelo grupo 4, os brasileiros Eliseu dos Santos, Ercileide da Silva e Marcelo dos Santos jogam contra o Canadá pela classe BC4.

Operação apreende celulares e drogas no módulo V da Penitenciária Lemos Brito

A 4ª fase da “Operação Mute” foi deflagrada nesta sexta-feira (26/04) na Penitenciária Lemos Brito (PLB), com objetivo de retirar celulares e drogas das...

Prefeitura entrega em Periperi 4º restaurante popular de Salvador e eleva oferta de refeições gratuitas para população carente

A Prefeitura de Salvador entregou nesta sexta-feira (26) mais uma unidade do Restaurante Popular Vida Nova, oferecendo alimentação gratuita para a população em situação...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Operação apreende celulares e drogas no módulo V da Penitenciária Lemos Brito

A 4ª fase da “Operação Mute” foi deflagrada nesta sexta-feira (26/04) na Penitenciária Lemos Brito (PLB), com objetivo de...
Fundação Jose Silveira

Operação apreende celulares e drogas no módulo V da Penitenciária Lemos Brito

A 4ª fase da “Operação Mute” foi deflagrada nesta sexta-feira (26/04) na Penitenciária Lemos Brito (PLB), com objetivo de...

Prefeitura entrega em Periperi 4º restaurante popular de Salvador e eleva oferta de refeições gratuitas para população carente

A Prefeitura de Salvador entregou nesta sexta-feira (26) mais uma unidade do Restaurante Popular Vida Nova, oferecendo alimentação gratuita...

Adeus, José Santa Cruz! Dublador de Dino da Silva Sauro morre aos 95 anos

O mundo do entretenimento perdeu, nesta sexta-feira (26/04), José Santa Cruz, um dos mais renomados dubladores brasileiros, que faleceu...

MP fiscaliza universidade que oferece curso de pilotagem sem parte prática

unta ontem, dia 25, no Centro Universitário Regional do Brasil (Unirb), acompanhando alunos do curso técnico de pilotagem profissional,...