Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Estresse eleva risco de hipertensão, AVC e de ataque cardíaco

Um novo estudo citado pela CNN, apurou que níveis elevados de estresse podem colocá-lo em risco de desenvolver hipertensão na próxima década.

O aumento progressivo do hormônio do estresse cortisol, aumenta igualmente a possibilidade de sofrer um AVC, ataque cardíaco ou doença cardíaca, refere a pesquisa divulgada no Circulation, o jornal da Associação Americana do Coração (AHA).

Segundo o cardiologista Glenn Levine, professor de medicina do Baylor College of Medicine em Houston, nos Estados Unidos, trata-se de mais um estudo que reflete a ligação entre a mente e a saúde cardiovascular dos seres humanos.

“Estresse, depressão, frustração, raiva e uma visão negativa da vida não só nos tornam pessoas infelizes, mas têm um impacto negativo na nossa saúde e longevidade”, explicou Levine, que presidiu a declaração científica da AHA acerca da relação entre o bem-estar mental e as doenças cardíacas.

“Ao desenvolver a declaração da AHA, analisamos todos os dados que pudemos encontrar e concluímos que fatores negativos de saúde psicológica, como estresse, estavam claramente associados a muitos fatores de risco cardiovascular”, destacou o especialista.

O novo estudo acompanhou 412 adultos, entre os 48 e 87 anos que apresentavam uma pressão arterial normal, medindo os níveis dos hormônios na urina em múltiplas ocasiões de 2005 a 2018.

Esses níveis hormonais foram comparados a quaisquer eventos cardiovasculares que possam ter ocorrido, como hipertensão, dores no coração e ataques cardíacos.

“Pesquisas anteriores concentraram-se na relação entre os níveis do cortisol e hipertensão ou eventos cardiovasculares em pacientes com hipertensão existente. No entanto, faltavam estudos em adultos sem hipertensão”, disse num comunicado o líder do estudo, Dr. Kosuke Inoue, professor assistente de epidemiologia social na Universidade de Kyoto, no Japão.

No decorrer da pesquisa, explica a CNN, os cientistas avaliaram três hormônios, a norepinefrina, epinefrina e dopamina – responsáveis por regularem o sistema nervoso autônomo e por controlarem funções involuntárias do corpo, nomeadamente a frequência cardíaca, pressão arterial e respiração.

Foram também analisados os índices de cortisol, um hormônio esteroide que é expelido pelo organismo como reação a situações de estresse agudo, como por exemplo de perigo.

Quando o perigo passa, o corpo diminui consequentemente a produção de cortisol, porém se um indivíduo permanece continuamente estressado, os valores de cortisol podem persistir extremamente elevados.

“Norepinefrina, epinefrina, dopamina e cortisol podem aumentar com o estresse de eventos da vida, trabalho, relacionamentos, finanças e muito mais”, disse Inoue.

Duplicar somente os níveis de cortisol, mas não de norepinefrina, epinefrina ou dopamina, foi associado a uma chance 90% superior de experienciar um episódio cardiovascular, constatou o estudo. Sendo que cada vez que os níveis combinados das quatro hormônios do estresse duplicaram, o risco de desenvolver hipertensão subiu de 21% a 31%.

Os investigadores destacaram ainda que preocupantemente o efeito foi mais pronunciado em pessoas com menos de 60 anos.

“Nesse contexto, os nossos resultados geram a hipótese de que os hormônios do estresse desempenham um papel crítico na patogénese da hipertensão entre a população mais jovem”, disseram os investigadores.

Operação apreende celulares e drogas no módulo V da Penitenciária Lemos Brito

A 4ª fase da “Operação Mute” foi deflagrada nesta sexta-feira (26/04) na Penitenciária Lemos Brito (PLB), com objetivo de retirar celulares e drogas das...

Prefeitura entrega em Periperi 4º restaurante popular de Salvador e eleva oferta de refeições gratuitas para população carente

A Prefeitura de Salvador entregou nesta sexta-feira (26) mais uma unidade do Restaurante Popular Vida Nova, oferecendo alimentação gratuita para a população em situação...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Operação apreende celulares e drogas no módulo V da Penitenciária Lemos Brito

A 4ª fase da “Operação Mute” foi deflagrada nesta sexta-feira (26/04) na Penitenciária Lemos Brito (PLB), com objetivo de...
Fundação Jose Silveira

Operação apreende celulares e drogas no módulo V da Penitenciária Lemos Brito

A 4ª fase da “Operação Mute” foi deflagrada nesta sexta-feira (26/04) na Penitenciária Lemos Brito (PLB), com objetivo de...

Prefeitura entrega em Periperi 4º restaurante popular de Salvador e eleva oferta de refeições gratuitas para população carente

A Prefeitura de Salvador entregou nesta sexta-feira (26) mais uma unidade do Restaurante Popular Vida Nova, oferecendo alimentação gratuita...

Adeus, José Santa Cruz! Dublador de Dino da Silva Sauro morre aos 95 anos

O mundo do entretenimento perdeu, nesta sexta-feira (26/04), José Santa Cruz, um dos mais renomados dubladores brasileiros, que faleceu...

MP fiscaliza universidade que oferece curso de pilotagem sem parte prática

unta ontem, dia 25, no Centro Universitário Regional do Brasil (Unirb), acompanhando alunos do curso técnico de pilotagem profissional,...