Bruno Reis e ministro Rogério Marinho entregam conjunto residencial em São Tomé de Paripe

Fotos: Betto Jr./Secom

O sonho da casa própria se tornou realidade para 250 beneficiários do programa federal Casa Verde e Amarela, selecionados pela Prefeitura para a assinatura do contrato e entrega das chaves dos imóveis, situados no Residencial Vivendas do Mar, em São Tomé de Paripe.

O prefeito Bruno Reis assinou o contrato de 20 pessoas e entregou as respectivas chaves dos empreendimentos, em ato simbólico, na tarde desta quinta-feira (16), no próprio residencial. Participaram da entrega o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e o titular da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza.

- Bruno Reis e ministro Rogério Marinho entregam conjunto residencial em São Tomé de Paripe

O empreendimento conta com 500 casas sobrepostas, cada uma com 47 m² de área útil. A Prefeitura foi responsável por selecionar 250, entre os 500 contemplados, e fez também a inscrição dos dossiês e envio para a Caixa Econômica Federal, instituição responsável pela análise, aprovação e entrega das residências.

As outras 250 pessoas contempladas com a moradia foram selecionadas pelo Governo do Estado. O investimento do Governo Federal para a construção do empreendimento foi de R$32,1 milhões.

- Bruno Reis e ministro Rogério Marinho entregam conjunto residencial em São Tomé de Paripe

O prefeito Bruno Reis ressaltou a alegria em poder entregar as chaves de moradias, cujas obras ficaram paralisadas por oito anos. “Hoje nós estamos realizando o sonho de uma vida de milhares de famílias, que agora poderão ter a casa própria, morar com dignidade, poder cuidar dos seus filhos e poder descansar, para no dia seguinte retornar para as suas atividades. Aqui em Salvador, quando uma obra começa, há dia e hora para acabar, e essa parceria com o Governo Federal tem viabilizado a entrega dessas moradias para as pessoas que mais necessitam”, assinalou.

Entre os selecionados, há pessoas indicadas, que já estavam aguardando desde 2013 e outras, que foram indicadas pela internet em 2019 e 2020. Além dos 20 contratos assinados hoje, os demais contemplados irão à agência da Caixa Econômica Federal do Comércio, de maneira escalonada, a partir da próxima segunda-feira (20), para concretizar o recebimento da moradia. A lista com os nomes dos contemplados, que irão assinar o contrato, está disponível no site da Seinfra, no endereço seinfra.salvador.ba.gov.br.

Transformação – Uma das contempladas, Luciane dos Santos, de 51 anos, quase nem acreditou que o dia tão esperado por ela havia chegado. “Eu morava de aluguel aqui no Subúrbio, mas hoje posso dizer que tenho a minha própria casa. Aqui é um sonho meu e agora vou poder dormir tranquila, em paz, e ter a cabeça erguida. Nesta casa eu vou morar com meu esposo, a minha filha e uma neta com necessidades especiais”, contou ela, que também trabalhou na limpeza do empreendimento antes da entrega.

Cleonice Pereira, de 40 anos, estava morando em casa de terceiros, com a filha Maria Eduarda, de 8 anos, quando recebeu a notícia da assinatura. “É uma sensação maravilhosa, de gratidão, pois foi muito tempo almejando e agora estou muito feliz. No lugar onde eu vivo hoje com a minha filha não há área de lazer. Saber que vamos viver em um local como esse, que vai nos proporcionar momentos felizes, é bom demais”, festejou.

Outras entregas – Desde 2013, a Prefeitura, por meio do antigo programa Minha Casa, Minha Vida, entregou 12.339 unidades habitacionais em 24 empreendimentos, em Fazenda Grande, Ceasa, Pirajá, Coutos, Jardim das Margaridas e Boca da Mata, entre outros bairros.

Além disso, foram entregues pelo Município, com urbanização integrada, 257 unidades habitacionais na Comunidade Guerreira Zeferina, 358 unidades em Baixa Fria e mais 120 unidades na Vila Barro Branco, esta última destinada às vítimas de chuva.

Outras 1.376 moradias estão previstas para serem entregues ainda este ano, juntamente com a Caixa Econômica Federal, nos residenciais Sol Nascente I, II e III (Comunidade Barro Branco, no Alto do Peru), Mar Azul (Plataforma) e Mané Dendê (Ilha Amarela).

Vereador de Igrapiúna é suspeito de matar adolescente por atropelamento na BA-001

A Delegacia Territorial (DT) de Camamu investiga as circunstâncias de um grave acidente de trânsito que resultou na morte do adolescente Samuel de Jesus...

BARRO DURO: Suspeito é preso com diversas porções de drogas

Policiais militares da Cipe Polo prenderam um homem suspeito de tráfico de drogas na Rua Ferreira da Paz, no bairro Barro Duro, na tarde...
Fundação Jose Silveira

Vereador de Igrapiúna é suspeito de matar adolescente por atropelamento na BA-001

A Delegacia Territorial (DT) de Camamu investiga as circunstâncias de um grave acidente de trânsito que resultou na morte...
Fundação Jose Silveira

Vereador de Igrapiúna é suspeito de matar adolescente por atropelamento na BA-001

A Delegacia Territorial (DT) de Camamu investiga as circunstâncias de um grave acidente de trânsito que resultou na morte...

BARRO DURO: Suspeito é preso com diversas porções de drogas

Policiais militares da Cipe Polo prenderam um homem suspeito de tráfico de drogas na Rua Ferreira da Paz, no...

“PULMÃO EXPLODIDO”: Jovem agredido na guerra de fogos em Itapuã está internado em estado grave

O rapaz agredido durante uma guerra de fogos no bairro de Itapuã, entre a noite de sábado (28/06) e...

Simões Filho: Moradores do Cristo Rei denunciam abandono da Embasa em obra de esgoto paralisada

A equipe de reportagem do site Vamos Adiante, parceiro do Informe Baiano, esteve nesta quinta-feira (03/07) no bairro Cristo...