PIca-Pau: espécie que inspirou desenho animado será declarada extinta

O pica-pau-bico-de-marfim, que inspirou o personagem de desenho animado Pica-Pau, e mais 22 pássaros, peixes e uma planta serão declarados extintos e removidos da lista de espécies ameaçadas de extinção pelo Serviço de Peixes e Vida Selvagem dos Estados Unidos. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (29/09) pelo jornal New York Times. A lista inclui 11 pássaros, oito mexilhões de água doce, dois peixes, um morcego e uma planta.

A agência de notícias Associated Press relatou que cientistas do governo esgotaram os esforços para encontrar as 23 espécies e alertaram que a mudança climática, somada a outras pressões, pode tornar tais desaparecimentos mais comuns.

Os fatores por trás dos desaparecimentos são vários, como desenvolvimento excessivo, poluição da água, extração de madeira, competição de espécies invasoras, pássaros mortos por penas e animais capturados por coletores privados. Em cada caso, os humanos foram a causa final.

“Cada uma destas 23 espécies representa uma perda permanente da herança natural de nossa nação e da biodiversidade global”, disse Bridget Fahey, que supervisiona a classificação de espécies do Serviço de Peixes e Vida Selvagem, segundo citação do NYT.

“E é um lembrete desalentador que a extinção seja uma consequência da mudança ambiental causada pelos humanos”, acrescentou Fahey.

Últimas Noticias

Políticos repudiam ameaça do vereador Silvio Correia ao Informe Baiano

Centenas de políticos baianos de diversos partidos e jornalistas de inúmeros sites, jornais, rádios e tevês entraram em contato...