Secretarias da Educação do Estado e de Salvador dialogam sobre uso de tecnologias educacionais

O secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, se reuniu, nesta quarta-feira (29), com o secretário da Educação de Salvador, Marcelo Oliveira, com o objetivo de discutir soluções tecnológicas comuns para a gestão escolar. A pasta municipal buscou informações na Secretaria da Educação do Estado (SEC) sobre o Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEDUC), implantado pela SEC, e sobre o aplicativo Escolado utilizado por estudantes, professores, familiares e gestores da rede estadual de ensino.

O secretário Jerônimo Rodrigues destacou que este alinhamento pode proporcionar um avanço em termos de gestão de dados entre as redes estadual e municipal. “O uso de tecnologia comum propiciará a qualificação da comunicação de dados entre as duas redes e também elevará a eficiência na gestão das informações sobre as escolas e os estudantes”, afirmou o gestor da SEC.

O Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEDUC) apresentado pela SEC despertou o interesse da gestão municipal. O SIGEDUC agregará todas as informações da Educação, a exemplo de matrícula, pessoal, transporte, e alimentação escolar, dentro de uma única solução. O SIGEDUC dispõe de módulos, que incorporam todas as dimensões da Educação.

Na reunião, também foi apresentado o aplicativo Escolado. Trata-se de uma importante ferramenta de comunicação entre família e a escola. A plataforma é simples, fácil de ser acessada, intuitiva e está disponível para download nas lojas Play Store (para sistema Android) e APP Store (para sistema IOS). O app, criado em 2019, permite vários serviços, como lançamento de notas e frequência; acesso a conteúdos educacionais, informações sobre eventos, atividades e projetos.

O secretário municipal, Marcelo Oliveira, falou da importância da possibilidade do uso do Escolado pela rede municipal. “Há um interesse do município em ter o mesmo sistema de gestão escolar do Estado em função da sua enorme qualidade e possibilidade de interface. A gestão vai ser muito facilitada se a gente puder ter um sistema com notas e histórico escolar na mesma base com uma gestão da vida escolar ao longo de todo o Ensino Fundamental e com a continuidade em todo o Ensino Médio. O secretário Jerônimo disponibilizou o sistema com todos os avanços que já foram feitos ao longo de 2020 e 2021, o que inclui o Escolado e outras aplicações”, afirmou, ao falar da contrapartida do município. “Da nossa parte, vamos fazer um investimento no desenvolvimento do sistema de avaliação com a novidade de fazer avaliações através da teoria da resposta ao item e devolver ao Estado como uma contrapartida por esta cessão dos sistemas”, disse o secretário Marcelo.

O assessor de Planejamento e Gestão da SEC, Matteus Martins, destacou o fortalecimento do regime de colaboração com estas ações em comum. “Essa construção aponta horizontes para o regime de colaboração na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para a Educação. A qualidade da informação e a celeridade dos processos que resultam desta iniciativa, inevitavelmente, qualificarão as políticas educacionais e elevarão a aprendizagem”, afirmou.

Últimas Noticias