Salvamar distribui pulseiras de identificação para crianças no feriadão

Com a aproximação do feriado prolongado devido ao dia dedicado à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e o Dia das Crianças, celebrados na próxima terça-feira (12), as equipes da Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) realizam a ação de conscientização e identificação de crianças, com entrega de pulseiras nas praias de Salvador. A ação foi iniciada na sexta-feira (8) e, ao total, serão entregues 3,5 mil itens.

A pulseira deve ser preenchida com o nome da criança e os telefones de contato dos pais ou responsáveis. Além da distribuição pelos agentes salva-vidas, a pessoa que quiser adquirir antecipadamente o item pode se dirigir à sede do órgão, localizada no bairro de Patamares.

Foto: Otávio dos Santos/Secom

O coordenador da Salvamar, Alisson Carvalho, ressalta a importância da ação realizada em um momento de maior movimentação de pessoas. “O feriado prolongado está chegando e, possivelmente, haverá muitas pessoas nas praias. Então, é importante fazer essa ação para que o número de crianças perdidas diminua ou até mesmo seja zerado”.

Cerca de 15 a 20 ocorrências do tipo acontecem, em média, durante o final de semana nas praias de Salvador – com isso, os salva-vidas redobram a atenção e pedem a colaboração dos pais e responsáveis no cuidado com os pequenos. A região de Piatã concentra o maior número de casos.

Ao levar a filha de oito anos e a sobrinha de seis anos para brincarem na faixa de areia em Piatã, o comerciante Cássio de Deus, de 42 anos, aprovou a ação da Salvamar. “Não é somente deixar que os órgãos competentes cuidem de nossos filhos na praia. Nós, enquanto pais, precisamos fazer nossa parte e redobrar nossa atenção com eles. Sempre antes de vir, eu converso com elas em casa e falo para não saírem de perto de mim”.

A dona de casa Lindinalva Rocha, de 65 anos, estava acompanhada da irmã caçula e dos três netos. Ela lembra que toda vez que um de seus netos pede para tomar banho de mar, ela faz o revezamento “Aqui é assim, dois vão para o mar comigo e outro fica com minha irmã, ou vice-versa”.

A dona de casa ainda parabenizou a Salvamar pela ação. “Eu sempre venho nessa praia de Piatã e sempre vejo os salva-vidas fazendo a distribuição das pulseiras, e essa ação é muito bacana. Parabéns a toda equipe que está aqui na praia diariamente”

Orientações – Durante a distribuição das pulseiras, o salva-vidas Cleiton dos Santos, que atua na função há 13 anos, contou que uma das orientações é a de que os pais ou responsáveis fiquem apenas a um metro de distância dos pequenos. “Além disso, aconselhamos a não ingerir bebidas alcoólicas, pois podem perder a criança do campo de visão”.

Santos também recomendou à população a procurar um dos postos da Salvamar espalhados pelas praias da cidade, para ter a informação de qual o melhor lugar para o banho de mar. Em caso de uma criança perdida, os pais ou responsáveis devem se dirigir ao posto salva-vidas mais próximo, para que as equipes iniciem as buscas.

Últimas Noticias

Mega-Sena pode pagar R$ 26,5 milhões neste sábado

O concurso 2.422 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 26,5 milhões para quem acertar as seis dezenas....