Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Abacaxi, feira de orgânicos, quintal produtivo e tapioca de frango no Rural Produtivo

O Rural Produtivo deste sábado (16) vai mostrar o crescimento na produção do abacaxi, da Cooperativa Agroindustrial de Itaberaba, e a feira de orgânicos na Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê. Vai contar também a história de dois irmãos envolvidos na agroecologia, no município de Barro Alto. E ainda tem uma receita de tapioca, recheada com frango, e música, com o Grupo de Reis de Morrinhos de Baixo. Sempre aos sábados às 14h, o programa tem horário alternativo às segundas-feiras, às 6h30, e às quintas-feiras, às 20h, na TVE.

Em Itaberaba, a Coopaita, por meio de parcerias, transformou o abacaxi no principal produto agrícola da região. Desde os anos 90, está sendo introduzida tecnologia para fomentar a cadeia produtiva, proporcionando aumento da densidade do plantio, melhorias na adubação das plantas, desenvolvimento da técnica de indução floral, escalonamento da produção e manejo integrado das principais pragas. O acesso ao conhecimento e a troca de experiências entre os produtores e técnicos é fundamental para o crescimento da produção.

O programa foi até o município de Irecê conhecer a feira de orgânicos certificados, que acontece no Entreposto da Coopirecê, por intermédio do Núcleo Raízes do Sertão. São produtores, associações, cooperativas, transportadores, comerciantes e grupos de consumidores que participam da comercialização coletiva. Todos ofertam e são atendidos de forma igualitária e as vendas acontecem para diversos municípios da Bahia.

Na comunidade de Lagoa Funda, no município de Barro Alto, o telespectador vai conhecer a história de dois irmãos que desde crianças têm contato com a agroecologia. Atualmente, eles têm uma unidade de produção primária vegetal e agroindústria orgânica no quintal, e produzem frutas, verduras, legumes, hortaliças, fazem extrato de tomate, farinha de mandioca, frutas desidratadas, entre outros. O empreendimento dos irmãos que se preocupam com o meio ambiente e a saúde é chamado de “Orgânicos do Quintal”.

Ainda nesta edição, a professora Edvânia Nascimento, da comunidade Olhos D’Água dos Coelho, no município de Glória, vai ensinar uma receita de tapioca recheada com frango. Para finalizar, música com o Grupo de Reis de Morrinhos de Baixo, na comunidade de Morrinhos de Baixo, no município de Souto Soares.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também pelo site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.

Reconhecimento Facial alcança três foragidos na segunda noite da Micareta de Feira

Um homicida e dois procurados por dívida de pensão foram flagrados pelo Sistema de Reconhecimento Facial da SSP na segunda noite da Micareta de...

TUDO EM ORDEM! Davi acaba com rumores de término e garante: “é minha nega”

Vencedor do Big Brother Brasil 24, Davi Brito quebrou o silêncio e afirmou que continua casado com Mani Rêgo. A fala aconteceu durante sua...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Reconhecimento Facial alcança três foragidos na segunda noite da Micareta de Feira

Um homicida e dois procurados por dívida de pensão foram flagrados pelo Sistema de Reconhecimento Facial da SSP na...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Reconhecimento Facial alcança três foragidos na segunda noite da Micareta de Feira

Um homicida e dois procurados por dívida de pensão foram flagrados pelo Sistema de Reconhecimento Facial da SSP na...

TUDO EM ORDEM! Davi acaba com rumores de término e garante: “é minha nega”

Vencedor do Big Brother Brasil 24, Davi Brito quebrou o silêncio e afirmou que continua casado com Mani Rêgo....

NÃO ENTRA! 177 objetos já foram apreendidos nos portais de abordagem na Micareta de Feira

Das 05h de sexta-feira (19/04) às 05h deste sábado (20/04), 112 objetos proibidos foram retidos pela Polícia Militar da...

DEU RUIM NO FERRY: Rampa que conecta carros a navio quebra e atrapalha travessia

Os passageiros que tentaram atravessar da Ilha de Itaparica para Salvador com seus próprios carros tiveram um problema ao...