Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Audiência pública debate realização de Carnaval em 2022 e cobra decisão imediata de Governo e Prefeitura

Afinal, Salvador terá ou não terá Carnaval em 2022? A realização da folia na capital baiana foi tema de discussão de uma audiência pública realizada nesta terça-feira (19) no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador. Se depender dos presentes no evento, sim, a festa ocorrerá. Representantes da Prefeitura de Salvador e da Polícia Militar da Bahia garantiram que o planejamento está pronto, mas pediram que o martelo seja batido logo para que os detalhes finais sejam fechados.

A discussão foi promovida pela Comissão Especial de Acompanhamento da Retomada de Eventos, presidida pelo vereador Claudio Tinoco (Democratas). Além do vereador, participaram do debate Coronel Xavier, Comandante de Operações da Polícia Militar da Bahia, representando o Comandante Geral da PM-BA; Márcio Sampaio, diretor de festas populares da Empresa Salvador Turismo, representando o presidente Isaac Edington; Guiga Sampaio, diretor da Associação Baiana dos Camarotes; Flávio Souza, presidente do Conselho Municipal do Carnaval (Comcar); Washington Paganelli, presidente da Associação de Blocos de Trio e Péricles Sant’Anna, ouvidor setorial da Secretaria de Cultura e Turismo, representando o secretário Fábio Mota.
WhatsApp Image 2021 10 19 at 18.14.32
O consenso entre os presentes é de que, independente de qual decisão for tomada, ela deve ser anunciada em breve pela Prefeitura de Salvador e pelo Governo do Estado. O ideal, conforme os representantes do setor privado, é que a decisão seja anunciada ainda neste mês, no mais tardar na primeira quinzena de novembro. “Dezembro não podemos esperar”, disseram. Isso porque a comercialização do Carnaval de outras praças, como Rio de Janeiro, São Paulo e Recife já estão em andamento, e Salvador já sairia atrás nessa disputa.

Como encaminhamentos, o Comcar abrirá chamamento para cadastramento das entidades carnavalescas que desejam participar do Carnaval, mesmo sem divulgação da decisão final. A Comissão Especial de Acompanhamento da Retomada de Eventos se reunirá para apresentar o relatório, que será enviado ao prefeito Bruno Reis e ao governador Rui Costa e deliberar os próximos passos.

“Salvador já se apresenta, em dias diversos, durante as últimas semanas, com zero de morte, com uma taxa de ocupação de leitos de UTI de 22%, sendo que essa essa oferta de UTIs representa menos de um quarto do que foi ofertado no pico da pandemia e, por isso, de forma responsável, de forma muito consciente, nós estamos no momento certo pra tomar as decisões em relação à retomada dos eventos de rua, dos eventos populares, das festas populares e, sobretudo, do Carnaval”, disse o presidente da Comissão, vereador Claudio Tinoco.

Participaram da audiência pública os vereadores Anderson Ninho (vice-presidente), Marta Rodrigues, Leandro Guerrilha, Augusto Vasconcelos, Gordinho da Favela, Daniel Alves, Sandro Bahiense e Silvio Humberto. O evento contou com grande adesão popular, recebendo representantes de bairros, do Turismo, ambulantes, carnavalescos, artistas, cordeiros, dentre outros. O evento ocorreu de forma semipresencial no Centro de Cultura da Câmara e através da plataforma Zoom e transmitido ao vivo pela TV Cam.

O Comandante de Operações da Polícia Militar da Bahia, Coronel Xavier, afirmou que o planejamento da Polícia está sendo preparado há seis meses e está pronto. “O planejamento está pronto para ser executado nos padrões originais, mas trabalhamos também com a possibilidade de adaptação para os novos protocolos em decorrência da pandemia. Nós só precisamos pensar na logística, em qual modelo será realizado. O grande inimigo do Carnaval, tanto para a PM como para todos os envolvidos, é o tempo”, disse o Coronel, que destacou achar pessoalmente que “não tem dúvidas de que o Carnaval será realizado”.

“Vai ter, sim, Carnaval, só precisa se pensar na logística, em qual modelo será realizado. Já existe um planejamento pronto para executar nos padrões originais, com possibilidade de adaptação”, disse Xavier.

O diretor de festas populares da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Márcio Sampaio, afirmou que a Prefeitura de Salvador está “pronta para sediar o Carnaval”. “Estamos prontos sob a liderança do prefeito Bruno Reis, para que quando essa decisão estiver tomada, com certeza, colocarmos nas ruas o maior Carnaval de todos os tempos que Salvador já viu”, disse Márcio.

Diretor da Associação Baiana dos Camarotes, Guiga Sampaio, cobrou resposta imediata da Prefeitura de Salvador e do Governo do Estado sobre a realização do evento no ano que vem. “A mobilização deve ser feita quanto antes. A decisão deve ser tomada logo, pois o setor privado precisa de mais tempo para se mobilizar do que o público. Decidir a realização do Carnaval em dezembro é inexequível, não conseguimos mobilizar a oferta do Carnaval em 45 dias”, afirmou Guiga.

“A cidade está perdendo espaço, Salvador não está sendo incluída em rotas de voos, não está sendo procurada para o Carnaval, enquanto outras cidades que também têm protagonismo na festa já estão. Até mesmo os soteropolitanos, por exemplo, têm comprado outros destinos de Carnaval pela falta da oferta aqui. É uma grande perda para a cidade”, disse Guiga durante a audiência pública.

Washington Paganelli, presidente da Associação de Blocos de Trio, afirmou que existem todas as condições para a realização do Carnaval e que a festa “precisa ser realizada”. “Nenhuma empresa tem condições de ficar dois anos parada. É preciso que essa decisão seja tomada quanto antes, pelo tempo necessário para a mobilização e planejamento de toda a festa. Não se pode perder as atrações e o patrocínio da festa. Precisamos de certeza, de decisão”, protestou.

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30), no Kartódromo de Lauro de...

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses da vacina contra a dengue...

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30),...
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Campeonato do Nordeste de Kart acontece em Ipitanga, neste feriado da Semana Santa

O Campeonato do Nordeste de Kart 2024 acontece neste feriado de Semana Santa, entre quinta-feira (28) e sábado (30),...

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista completa dos 154 municípios que serão contemplados com doses...

MEC notifica universidades que têm cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação (MEC) notificou nesta quinta-feira (28) seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de...

ATENDENTE AGREDIDA: Criminosos armados se fingem de clientes e assaltam loja de açaí em Narandiba

O Informe Baiano teve acesso as imagens das câmeras de segurança de um assalto no bairro de Narandiba nesta...