Vice-governador visita uma das maiores produtoras de uva de mesa de Portugal neste sábado

A comitiva do governo baiano, liderada pelo vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, visitou neste sábado (23) a vinícola Vale da Rosa, em Ferreira do Alentejo, um dos maiores produtores de uva de mesa. No local, o grupo conheceu a industrialização de uvas passas, apresentou o Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco e oportunidades de negócios na Bahia. O comendador Antonio José Ferreira Silvestre, proprietário do Vale da Rosa, foi convidado a compor a missão empresarial que irá visitar e conhecer a Bahia para identificar oportunidades de investimento in loco, em novembro.

“Estamos fortalecendo o intercâmbio comercial, de tecnologia e trocando experiências. Vejo aqui muitos negócios que podem ser implantados na Bahia. Temos excelentes oportunidades de investimentos, recursos naturais propícios e mão de obra qualificada. Já estamos planejando uma missão de investidores portugueses ao Estado. Quero que eles vejam de perto a transformação que temos feito nas terras baianas”, declara o vice-governador.

A Vale da Rosa fica no município de Ferreira do Alentejo, grande região produtora de uvas de mesa, com agroindústrias de uvas passas e vinagres viníferos. São produzidos, por safra, 30 toneladas (t) por hectares (ha) de uva de mesa sem semente e 40t/ha com semente. A vinícola possui 280 ha plantados e gera 1 mil empregos. Antes da pandemia, o local recebia uma média de 15 mil visitas turísticas. Cerca de 70% da produção do grupo fica no mercado nacional e 30% vão para exportação. Portugal consome 32 mil toneladas de uva de mesa por ano.

Uma reunião no Convento do Espinheiro, em Évora, encerrou o dia. O grupo, comandando pelo empresário Nuno Camacho, está implantando uma unidade em Salvador, no antigo Convento do Carmo. Infraestrutura turística e intercâmbio Bahia-Portugal foram assuntos abordados durante o encontro.

Em julho deste ano, Nuno Camacho e o Cônsul de Portugal, Jorge Fonseca, visitaram projetos de fruticultura no Vale do São Francisco e o Polo Agroindustrial. Eles passaram por Juazeiro, Casa Nova e Barra, na Bahia, e em Petrolina/PE.

Participaram da agenda o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, o deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar do Setor Produtivo, Eduardo Salles, e o reitor da Univasf, Paulo Fagundes.

Governo do Estado inicia implantação do ‘Coletivo Bahia pela Paz’ em Jequié

Os ‘Coletivos Bahia pela Paz’ estão chegando em Jequié, no Médio Rio de Contas. Equipes técnicas do projeto ficam no município até esta sexta-feira...

Vereador de Igrapiúna é suspeito de matar adolescente por atropelamento na BA-001

A Delegacia Territorial (DT) de Camamu investiga as circunstâncias de um grave acidente de trânsito que resultou na morte do adolescente Samuel de Jesus...
Fundação Jose Silveira

Governo do Estado inicia implantação do ‘Coletivo Bahia pela Paz’ em Jequié

Os ‘Coletivos Bahia pela Paz’ estão chegando em Jequié, no Médio Rio de Contas. Equipes técnicas do projeto ficam...
Fundação Jose Silveira

Governo do Estado inicia implantação do ‘Coletivo Bahia pela Paz’ em Jequié

Os ‘Coletivos Bahia pela Paz’ estão chegando em Jequié, no Médio Rio de Contas. Equipes técnicas do projeto ficam...

Vereador de Igrapiúna é suspeito de matar adolescente por atropelamento na BA-001

A Delegacia Territorial (DT) de Camamu investiga as circunstâncias de um grave acidente de trânsito que resultou na morte...

BARRO DURO: Suspeito é preso com diversas porções de drogas

Policiais militares da Cipe Polo prenderam um homem suspeito de tráfico de drogas na Rua Ferreira da Paz, no...

“PULMÃO EXPLODIDO”: Jovem agredido na guerra de fogos em Itapuã está internado em estado grave

O rapaz agredido durante uma guerra de fogos no bairro de Itapuã, entre a noite de sábado (28/06) e...