Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Frequências Preciosas lança mapeamento de cantoras pretas e indígenas

A plataforma musical baiana _Frequências Preciosas_, que busca difundir a arte de cantoras negras e indígenas da cena independente nacional, lança chamada de mapeamento Seja Uma Preciosa através de formulário disponível no site da iniciativa – www.frequênciaspreciosas.com. Para o cadastro é necessário preencher os dados solicitados, como nome artístico, perfil descritivo, links de canções no Youtube e outras plataformas musicais, contatos das redes sociais e fotos. O único requisito para o cadastro é que as cantoras brasileiras se autodeclarem negras ou indígenas.

IMG 20211101 WA0076

O objetivo é catalogar estas artistas, dispor seus perfis e materiais no site da Frequências Preciosas, como um banco de dados. Foi desta forma que a plataforma surgiu: em pandemia, maio de 2020, a multiartista e produtora Viviane Pitaya – que estava iniciando sua carreira com músicas autorais – começou a mapear e se conectar com cantoras negras e indígenas para entender como elas produziam seus trabalhos e quais eram as dificuldades enfrentadas.

O esforço resultou em um levantamento de mais de 500 cantoras nacionais – começou pautando a cena cultural baiana, mas transbordou para o restante do País, devido à necessidade de se conhecer outras artistas nos demais estados brasileiros. Após esse primeiro mapeamento, a artista soteropolitana através de sua produtora Pitaya Productions cria a Frequências Preciosas, que vem difundindo por meio das plataformas de Instagram e Youtube da Frequências Preciosas os trabalhos destas artistas.

Cerca de 50 artistas espalhadas em 37 cidades tiveram seu material publicado (foto, canção, mini-bio, contato). Além das lives com as artistas para discutir problemáticas do fazer arte dentro do recorte raça-gênero no seu local de atuação. A Frequências Preciosas surge para difundir a produção musical feita por mulheres negras ou indígenas na cena musical independente brasileira que estão completamente à margem, principalmente, dos grandes veículos de comunicação e não recebem apoio das grandes produtoras e empresários do ramo musical.

“Sabemos que existem outros jeitos, outras formas de organização, outras visões de mundo e de conceitos, para além dos padrões que nos são impostos. Essa diversidade precisa ser reconhecida, vista, ouvida!. A Frequências Preciosas está disposta a dar vista a essas artistas, firmar essas existências na Música Brasileira, deixar suas marcas, suas diversidades, defendê-las. Queremos ser voz e veículo, livro de registro dessas histórias”, pontua Pitaya, que acaba de lançar o single e videoclipe Solução.

Difusão

Através do Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, executado pela Prefeitura de Salvador, por meio da Lei Aldir Blanc, realizou entre fevereiro e maio de 2021 o 1º Congresso e Mostra Frequências Preciosas, que levou a plataforma a ter um reconhecimento nacional. Foram apresentados pocket shows, mesas-redondas e palestras de qualificação com profissionais do empreendedorismo cultural e da gestão de projetos artísticos de diversos estados brasileiros, com transmissão em tempo real pelo Youtube.

O Congresso e a Mostra contribuíram, sobretudo, para a democratização do conhecimento sobre estratégias de carreira para artistas negras e indígenas na cena musical independente, além de favorecer o surgimento de redes de cooperação entre as participantes. Estas conquistas compreendem os quatro setores da Frequências Preciosas: pesquisa, formação, difusão e inovação.

“Almejamos ser um espaço de trocas, de compartilhamento de estratégias de carreira e de processos artísticos, de difusão de conhecimentos e saberes, de pesquisa e intercâmbios, de criação de redes de cooperação. Desejamos favorecer o autoconhecimento, o fortalecimento artístico, interpessoal e profissional dessas artistas”, explica Pitaya.

Lançamento 

No dia 26 de novembro, a Pitaya Productions em parceria com a rapper soteropolitana Udi, que integra o casting da Frequências Preciosas, lança a música-tema e videoclipe Pretinha do Bronze, título que nomeia também a empresa de bronzeamento na laje localizada na Cidade Baixa. O lançamento faz parte do projeto piloto de SoundBranding, serviço que cria panorama sonoro – criação de música-tema, logo sonora, jingle para campanhas publicitárias, criação de playlist e um bônus com o lançamento do videoclipe – de marcas prioritariamente afroempreendedoras 
O serviço de Sound/Music Branding, que está sendo desenvolvido pela Pitayas Productions, é direcionado para todos os segmentos empresariais – moda, beleza, hotelaria, jóias, perfumaria, entre outros. O objetivo da produtora é utilizar prioritariamente o casting das Frequências Preciosas, disseminando assim o trabalho artístico de cantoras negras e indígenas, gerando renda para toda cadeia produtiva musical. 
O videoclipe Pretinhas do Bronze, que tem direção artística de Cosca (Kalofa LXXI – @kalifalxxi), traz o poder e a diversidade da mulher brasileira para divulgar a marca de bronzeamento na laje.

Serviço 

O quê: Seja Uma Preciosa – mapeamento nacional de cantoras negras e indígenas da Frequências Preciosas 
Onde: www.frequênciaspreciosas.com
Mais Informações: @frequenciaspreciosas / contato@frequenciaspreciosas.com.br

IMG 20211101 WA0075

Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância, mostra estudo

O país tem 18,1 milhões de crianças de 0 a 6 anos de idade, segundo dados do Censo 2022. Cerca de 670 mil (6,7%)...

O RONCO DA COELBA: Poste ameaça cair e provocar tragédia em Candeias

Um poste localizado na rua Roberto Marinho, no bairro de Candeias, na cidade de Candeias, tem sido motivo de grande preocupação para os moradores...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância, mostra estudo

O país tem 18,1 milhões de crianças de 0 a 6 anos de idade, segundo dados do Censo 2022....
Fundação Jose Silveira

Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância, mostra estudo

O país tem 18,1 milhões de crianças de 0 a 6 anos de idade, segundo dados do Censo 2022....

O RONCO DA COELBA: Poste ameaça cair e provocar tragédia em Candeias

Um poste localizado na rua Roberto Marinho, no bairro de Candeias, na cidade de Candeias, tem sido motivo de...

Disputa acirrada em Pojuca: Luizinho Trinchão e Adriano de Biriba no centro do debate

Na iminência das eleições municipais em Pojuca, a cidade encontra-se dividida entre dois pré-candidatos com propostas e trajetórias...

Zé Vaqueiro, Amado Batista, Leonardo e diversas atrações de peso no São João de Jequié

Aconteceu o lançamento do São João de Jequié, em evento na noite de segunda-feira (22/04). O deputado estadual Hassan...