Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari

‘Pinacoteca do Beiru’ promove oficinas, performances, leituras, conversas e apresentações no MAM

A Pinacoteca do Beiru, projeto de compartilhamento artístico e troca de saberes localizado do bairro do Beiru, em Salvador, criado desde 2015 pelo artista plástico soteropolitano, Anderson AC, está ocupando a Galeria 3 do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-Bahia), deste mês de novembro/2021 até a primeira semana de janeiro/2022, como convidado do ‘Programa de Residências Artísticas do MAM-Bahia’.

As atividades da Pinacoteca no museu incluem visitação ao ateliê com o artista trabalhando, convidados com performances, leituras públicas, aulas, oficinas, incluindo até uma apresentação de música jamaicana e DUB, além de rodas de conversa envolvendo música da diáspora. “A proposta é que o público acompanhe e participe dos processos da programação, pois a residência se utiliza do formato de ateliê aberto, no qual os artistas e convidados compartilham seus processos criativos do dia a dia no museu”, explica o curador do MAM-Bahia, Daniel Rangel.

Segundo Rangel, além da Pinacoteca, planejam-se outras residências com o ‘Acervo da Laje’ , coletivos e grupos que atuam na Bahia. “Essas são ações artísticas que geram impacto social; a ideia é que o MAM se torne catalisador para que essas propostas ganhem mais visibilidade e a partir da troca com equipe e público do museu, se desenvolvam ainda mais artisticamente”, conclui Daniel.

Beiru, performance teatral e livro

De acordo com Anderson AC a Pinacoteca realiza atividades artísticas, lúdicas, de cidadania e formação cultural no Beiru. “Neste ano (2021), conseguimos abrir o espaço para a comunidade e bairros adjacentes totalizando cerca de 100 moradores – entre adultos e crianças – que reconhecem e frequentam a Pinacoteca”, diz Anderson.

Segundo relatos, o nome Beiru refere-se ao escravo de origem yorubá, Gbeiru, que teria habitado essa área no século XIX e que depois reuniu escravos e libertos no local. Hoje, 86% da população do Beiru se autodenomina afrodescendente (dados UFBA). “E nesse mês do ‘Novembro Negro’ teremos uma programação que dialoga com essa afrodescendência”, complementa a produtora cultural da Pinacoteca, Juliana Freire.

Performance

Além da visitação gratuita ao ateliê de Anderson no MAM (terça a domingo) e das ‘Oficinas de Arte para Crianças’ que acontecem nos dias 21 de novembro, 5 e 19 de dezembro, a Pinacoteca promove no próximo domingo (14), às 15:30h, uma performance teatral e leitura do Livro ‘Para Desgraça – uma quarta para não esquecer’ com o ator e dramaturgo baiano, Leno Sacramento, integrante do Bando de Teatro Olodum. O livro escrito por ele, relata uma abordagem policial que Leno sofreu em 2018 na Avenida Sete de Setembro, em Salvador, quando levou um tiro e foi parar no hospital. O título reproduz a fala do policial que o atingiu.

Para mais informações sobre a residência da Pinacoteca do Beiru no MAM, acompanhe nossas redes sociais (instagram e facebook), acesse o site www.mam.ba.gov.br ou ligue para o telefone (71) 31176132 (9h às 12h e das 13h às 15h). O MAM funciona de terça-feira a domingo com entrada gratuita. A exposição ‘O Museu de Dona Lina’ e a residência da Pinacoteca ficam abertas à visitação de 13h às 17h. O café, cinema Saladearte e os pátios de 12h às 20h. O MAM-Bahia é um equipamento da Secretaria de Cultura/Ipac.

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia de que teria separado da...

Segurança Pública registra mais de 55 mil pessoas na primeira noite da Micareta de Feira

A primeira noite oficial da Micareta de Feira, na quinta-feira (18), foi marcada por uma intensa presença de foliões. Mais de 55 mil pessoas...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia...
Fundação Jose Silveira

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia...

Segurança Pública registra mais de 55 mil pessoas na primeira noite da Micareta de Feira

A primeira noite oficial da Micareta de Feira, na quinta-feira (18), foi marcada por uma intensa presença de foliões....

Governo do Estado apoia catadores e catadoras de recicláveis na Micareta de Feira

Começou ontem (18) a Micareta de Feira de Santana, entre trios e shows de grandes nomes da música baiana,...

Vaquejada “Circuito MS dos Amigos” é cancelada após fiscalização do MP

A vaquejada ‘Circuito MS dos Amigos’, que aconteceria no Parque de Vaquejada Luiz Damião, em Barrocas, foi cancelada pelos...