Sede da Hemoba abre para doação de sangue no feriado de 15 de novembro

Na segunda-feira (15), feriado nacional da Proclamação da República, a sede da Fundação Hemoba, localizada na Avenida Vasco da Gama, em Salvador, funciona para doação de sangue e cadastro de medula óssea, das 7h às 12h30.

Por conta de uma grande movimentação de pessoas nas estradas durante o feriado prolongado, a Hemoba chama atenção para o risco iminente de acidentes, que geram a necessidade de atendimento rápido e seguro. Para suprir a demanda e garantir o estoque estável de hemocomponentes, a instituição precisa coletar, apenas no hemocentro coordenador, na Ladeira do HGE, 250 bolsas por dia.

“Nos feriados prolongados, há uma queda de cerca de 30% nas doações, já que as pessoas viajam ou fazem alguma programação em família. Por isso, convidamos a todos que venham fazer esse gesto de solidariedade, doando sangue antes de pegar a estrada. Cada bolsa de sangue é uma nova chance de vida para até quatro pessoas”, afirma o diretor-geral da Hemoba, Fernando Araújo.

Os demais postos de coleta, em Salvador e no interior do estado, estarão fechados durante o feriado (15). No sábado (13), a sede da Hemoba atende os doadores das 7h às 12h30, e os postos de coleta dos shoppings Salvador e Salvador Norte, das 9h às 18h. Os atendimentos ocorrem por ordem de chegda.

Sobre a doação

Para doar sangue, o voluntário deve estar de máscara, em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não fumar por pelo menos, duas horas, e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Últimas Noticias

Athletico-PR derrota Cuiabá na Arena da Baixada e se afasta do Z4

O Athletico-PR derrotou o Cuiabá por 1 a 0 na noite desta sexta-feira (3), na Arena da Baixada, em...