Prefeitura economizará até 40% com projeto de eficiência energética

O projeto de eficiência energética realizado em parceria entre a Neoenergia Coelba e a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), possibilitará uma economia de até 40% com os custos de iluminação nos órgãos da administração pública. A ação é regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A iniciativa contempla a ação de troca de lâmpadas ineficientes por lâmpadas em LED , podendo ser ampliado a critério da distribuidora. Os dispositivos em LED são muito mais eficientes do que as lâmpadas comuns, porque elas produzem a mesma quantidade de lúmens – unidade de medida de fluxo luminoso – utilizando bem menos energia.

O projeto foi apresentado à Prefeitura de Salvador em 2019, antes mesmo da crise energética no país estar entre os assuntos mais comentados e, desde então, vem sendo implantado aos poucos nas unidades da administração. Até agora, já foram substituídas 8.015 lâmpadas em doze unidades, dentre elas a própria Semge e as secretarias municipais da Saúde (SMS), da Fazenda (Sefaz), e de Manutenção da Cidade (Seman), além da Defesa Civil de Salvador (Codesal) e Prefeitura-Bairro de Pau da Lima. A ideia é que com o projeto sejam substituídas mais de 10 mil lâmpadas.

Todas as despesas referentes à aquisição dos equipamentos, instalação e afins são custeadas pela Neoenergia Coelba. Cada lâmpada do tipo, pelo registro de preço do município, custaria em torno de R$15.

“Com o nosso projeto de Eficientização, proporcionamos um benefício direto às instituições públicas, através da redução do consumo, e incentivamos o uso racional de energia elétrica”, avalia a gerente de Eficiência Energética da Neoenergia Coelba, Ana Christina Mascarenhas.

“A parceria entre a Semge e a Coelba para implantação do projeto de eficiência energética vem proporcionando benefícios em diversos âmbitos, como a redução do consumo de energia elétrica, o que gera impactos positivos sobre o meio ambiente e a economia, bem como a melhoria na qualidade da iluminação das unidades administrativas e operacionais, propiciando, inclusive, maior conforto visual aos nossos colaboradores e à população”, diz o diretor de Logística e Patrimônio da Semge, Igor Brandão.

Últimas Noticias