Ataque ao Capitólio: ex-conselheiro de Trump se entrega ao FBI

O antigo conselheiro do ex-presidente norte-americano Donald Trump, Steve Bannon, entregou-se hoje (15/11) às autoridades, depois de ter sido indiciado por se recusar a colaborar na investigação sobre o ataque ao Capitólio, em 6 de janeiro.

Na última sexta-feira (12/11), soube-se que Steve Bannon, 67 anos, tinha sido indiciado por dois crimes de desacato, após ter se recusado a depor perante o comitê da Câmara dos Representantes que investiga o ataque ao Capitólio.

O primeiro crime diz respeito à recusa em testemunhar e o segundo à recusa em apresentar documentos. Segundo o Departamento de Justiça norte-americano, esses crimes de desacato ao Congresso são puníveis com até um ano de cadeira e multa máxima de US$ 1 mil.

Agora, apenas três dias depois, o ex-conselheiro de Trump entregou-se diretamente ao Departamento Federal de Investigação dos EUA (FBI).

Ainda assim, manteve a postura desafiadora que sempre tem mantido, afirmando aos jornalistas: “Vamos derrubar o regime Biden. Quero que se mantenham focados. Isso é apenas ‘barulho”. Ele deverá se apresentar em breve ao tribunal federal.

O ex-estrategista da Casa Branca é uma das mais de 30 pessoas próximas do ex-presidente Donald Trump, que foram intimadas a testemunhar sobre os eventos de 6 de janeiro pelo comitê das Câmara dos Representantes.

Nesse dia, à mesma hora em que o Colégio Eleitoral votava para atribuir oficialmente a vitória das presidenciais norte-americanas ao democrata Joe Biden, apoiadores de Trump invadiram o edifício do Capitólio.

O incidente, ocorrido depois de o próprio Trump ter incentivado os seus apoiadores a se manifestarem, resultou em cinco mortos e dezenas de detidos. Levou ainda o Partido Democrata a avançar com um novo processo de destituição contra Donald Trump, que acabou por ser absolvido.

Desde então, o comitê do Congresso investiga o ataque. Em meados de outubro, o comitê aprovou, por unanimidade, a acusação contra Steve Bannon, por considerar “chocante” que ele tenha se recusado a colaborar nas intimações que procuravam documentos e testemunhas dos fatos de 6 de janeiro.

O mesmo poderá ocorrer em breve com Mark Meadows, ex-chefe de gabinete de Donald Trump, que também não quis prestar declarações à Câmara dos Representantes. Os investigadores do incidente de 6 de janeiro esperam que, com o indiciamento de Bannon, Meadows e as demais testemunhas mudem de ideias e aceitem depor.

De acordo com o comitê do Congresso, Steve Bannon “tinha conhecimento prévio substancial dos planos para 6 de janeiro” e, “provavelmente, teve papel importante na formulação desses planos”. No dia anterior ao ataque ao Capitólio, ele disse, no seu programa de rádio: “o inferno irá soltar-se amanhã”. Vinte e quatro horas depois, milhares de apoiadores de Trump invadiam o edifício.

Antes de deixar a Casa Branca em janeiro deste ano, Trump concedeu perdão presidencial a Bannon, libertando-o das acusações de ter influenciado os apoiadores do então presidente.

Depois disso, o ex-presidente dos EUA pediu aos seus antigos funcionários que todos se recusassem a testemunhar, garantindo que eles têm o direito de guardar informações devido ao “privilégio executivo”, um princípio legal que protege as comunicações de membros da Casa Branca.

TENTOU SE ESCONDER: Suspeito de tráfico é preso pela PM em Eunápolis

Policiais militares da 7ª CIPM prenderam um suspeito de tráfico de drogas, na manhã deste sábado (5), no município de Eunápolis. Os militares, durante rondas...

CENA VIOLENTA: Catador de recicláveis é decapitado em Feira de Santana

Um homem identificado como José Fernando, de 49 anos, foi encontrado decapitado na manhã deste sábado (05/07), na Rua Vamp, bairro Gabriela, em Feira...
Fundação Jose Silveira

TENTOU SE ESCONDER: Suspeito de tráfico é preso pela PM em Eunápolis

Policiais militares da 7ª CIPM prenderam um suspeito de tráfico de drogas, na manhã deste sábado (5), no município...
Fundação Jose Silveira

TENTOU SE ESCONDER: Suspeito de tráfico é preso pela PM em Eunápolis

Policiais militares da 7ª CIPM prenderam um suspeito de tráfico de drogas, na manhã deste sábado (5), no município...

CENA VIOLENTA: Catador de recicláveis é decapitado em Feira de Santana

Um homem identificado como José Fernando, de 49 anos, foi encontrado decapitado na manhã deste sábado (05/07), na Rua...

Familiares pedem doações de sangue para pastora baleada em Engomadeira

A família da pastora Carine Santos Almeida Carvalho, de 47 anos, baleada na cabeça na madrugada deste sábado (05/07)...

Prefeitura-Bairro oferece capacitação gratuita para moradores do Subúrbio

Moradores do Subúrbio de Salvador podem se inscrever, até o próximo dia 11, no projeto “Aprenda, Faça e Ganhe”,...