Comitiva do estado nigeriano de Oyo visita a Seagri e quer parcerias com a Bahia

Uma comitiva do estado nigeriano de Oyo foi recebida, na quarta-feira (16), na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri). O encontro buscou estreitar laços entre Oyo e a estrutura governamental da Bahia ligada ao agronegócio, ressaltando relações entre a agropecuária local e a da Nigéria, na busca por promover futuras parcerias. A comitiva chega à Bahia depois de cumprir agenda no estado de São Paulo e, dentre seus objetivos, também prepara a vinda do governador de Oyo para visita ao Brasil, a ser realizada nos primeiros meses de 2022. Os nigerianos foram recebidos pelo chefe de gabinete da Seagri, Alisson Gonçalves.

Integrante da Embaixada da Nigéria na Bahia, Misbah Akanni construiu a relação entre a Seagri e o estado de Oyo. Além dele, a comitiva nigeriana contou com o assessor especial do governador de Oyo, Olumuyiwa Lekan Makinde, e com o consultor do estado de Oyo sobre Agricultura, Alhaji Kamilu Orotoye.

“É um prazer receber os representantes de Oyo. Há semelhanças entre fatores climáticos e geográficos da Bahia e da Nigéria, então temos certeza de que podemos avançar em parcerias que sejam benéficas para os dois países, tendo o estado de Oyo como um primeiro interlocutor, um primeiro contato dessa relação que, tenho certeza, trará benefícios para brasileiros e para nossos irmãos africanos”, comentou o chefe de gabinete da Seagri, Alisson Gonçalves.

Os nigerianos acompanharam uma apresentação dos potenciais do agronegócio baiano, no tangente às culturas que possuem identificação com a Nigéria, como cacau, cana-de-açúcar, coco e milho, dentre outras. Também foi apresentado o potencial energético do estado e sua estrutura de exportação, que engloba escoamento das produções por rodovias, ferrovias, portos e aeroportos. A apresentação foi conduzida pelo superintendente de Política do Agronegócio (Seagri), Claudemir Santana; pelo diretor de Desenvolvimento e Agroinvestimento (Seagri), Eduardo Rodrigues; e pela coordenadora de Política Agrícola (Seagri), Kátia Lima.

Últimas Noticias

Morre atriz Jonshel Alexander, de ‘Indomável Sonhadora’

A atriz Jonshel Alexander, para dar vida ao papel de Joy Strong, no filme Indomável Sonhadora (2012), quando...