Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

HGRS participa de projeto nacional para redução de mortalidade materna

Com o objetivo de reduzir em 30% a mortalidade materna, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, está participando do projeto Todas as Mães Importam. A iniciativa, que tem duração de dois anos, é conduzida pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, em parceria com o Institute for Healthcare Improvement, e financiada pelo programa global MSD para Mães.

Com o projeto, espera-se, também, aumentar a adesão para mais de 95% nos pacotes de cuidado de prevenção às condições potencialmente ameaçadoras à vida (CPAVs) e reduzir em 50% a taxa de near miss por causas diretas. Near miss se refere à mulher que quase morreu, mas sobreviveu a complicações graves durante a gestação, parto ou até 42 dias após o término da gestação.

Coordenador da maternidade do HGRS, o médico obstetra Robert Pedrosa lembra que, com a pandemia, houve um aumento no índice de mortalidade materna. “Devemos nos debruçar sobre os casos negativos para a busca de uma melhor assistência a nossas pacientes”, afirma.

De acordo com ele, a ação inicia-se com a avaliação de todo fluxo de atendimento do Hospital Roberto Santos, com a ideia de ajustar alguns fluxos no Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR). “Teremos critérios mais rigorosos na observação das pacientes e modificaremos, inclusive, o acolhimento às mulheres vítimas de violência”, acrescenta o representante médico do HGRS no projeto Todas as Mães Importam.

Todas as maes importam HGRS 4 1024x665 1

A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que cerca de 830 mulheres morrem todos os dias por complicações relacionadas à gravidez ou ao parto em todo o mundo. As estatísticas sobre a mortalidade materna têm sido apontadas como o melhor indicador da saúde da população feminina e, consequentemente, a melhor ferramenta de gestão de políticas públicas voltadas para diminuição dos índices apresentados.

As complicações maternas graves definidas como CPAV representam 75% de todas as mortes maternas. Cerca de 92% dos óbitos estão relacionados a causas evitáveis que podem ser diagnosticadas no pré-natal precoce.

Na Bahia, no período de 2016 a 2020, foram notificados 25.741 óbitos de mulheres em idade fértil. Desse total, 2,4% (621/25.741) são óbitos maternos (causas obstétricas diretas e indiretas). A Razão da Mortalidade Materna (RMM) analisada para o mesmo período foi de 62,4 mortes por 100.000 Nascidos Vivos (NV), índice considerado alto segundo parâmetro da OMS.

Uma lista com um resumo das condições potencialmente ameaçadoras à vida foi elaborada pelo Grupo de Trabalho da OMS em Mortalidade Materna e Classificação de Doenças. Cinco condições potencialmente ameaçadoras à vida serão acompanhadas no projeto: hemorragia pós-parto grave, pré-eclâmpsia grave, eclâmpsia, sepse/infecção sistêmica grave, abortamento e rotura uterina.

A análise temporal da mortalidade materna na região Nordeste e na Bahia durante os anos de 2016 a 2020 demostrou aumento expressivo no ano de 2020, com a taxas de 79% e 81,1%, respectivamente. Observou-se o predomínio de óbitos maternos entre mulheres de raça/cor parda (56,9%), seguida da preta com 16,3%. Com relação aos tipos de causa obstétrica, a maior parte dos óbitos foram devido a causas diretas (64,7%), sendo os transtornos hipertensivos a segunda maior (22,9%).

Deputado denuncia hospital em Santa Maria da Vitória que deveria ser inaugurado em 2022

O deputado estadual Leandro de Jesus (PL), que nos últimos dias vem realizando uma série de denúncias sobre equipamentos públicos que não estão servindo...

CRIMINOSOS ENCAPUZADOS: Jovem morto a tiros enquanto jogava sinuca em bar de Jardim Cajazeiras

Um jovem foi assassinado com disparos de arma de fogo na noite de quinta-feira (25/04), no bairro de Jardim Cajazeiras, em Salvador. De acordo...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Deputado denuncia hospital em Santa Maria da Vitória que deveria ser inaugurado em 2022

O deputado estadual Leandro de Jesus (PL), que nos últimos dias vem realizando uma série de denúncias sobre equipamentos...
Fundação Jose Silveira

Deputado denuncia hospital em Santa Maria da Vitória que deveria ser inaugurado em 2022

O deputado estadual Leandro de Jesus (PL), que nos últimos dias vem realizando uma série de denúncias sobre equipamentos...

CRIMINOSOS ENCAPUZADOS: Jovem morto a tiros enquanto jogava sinuca em bar de Jardim Cajazeiras

Um jovem foi assassinado com disparos de arma de fogo na noite de quinta-feira (25/04), no bairro de Jardim...

No troca-troca partidário, pragmatismo eleitoral prevalece sobre ideologia

“Não precisa de dinheiro Pra se ouvir meu canto Eu sou canário do reino E canto em qualquer lugar” (Canário do Reino, de...

Produção local de alimentos pode melhorar dieta em grandes centros

Oito em cada dez adultos (78,6%) que vivem em capitais brasileiras mantinham, em 2023, uma alimentação sem a quantidade...