Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Marta e Suíca se encontram com diretores do Colégio Portinari e dão continuidade ao debate antirracista nas escolas

A presidente da Comissão de Direitos Humanos e de Defesa da Democracia Makota Valdina, vereadora Marta Rodrigues (PT), esteve em uma reunião no Colégio Portinari, ao lado do vereador e presidente da Comissão de Reparação, Suíca (PT), na manhã desta sexta-feira (3), para dialogar com a direção da instituição a respeito de medidas educativas e informativas de combate ao racismo. Ambos os vereadores tem discutido meios de combater o racismo em unidades escolares e estiveram reunidos, no dia 25 de novembro, no Colégio Sartre.

A reunião da manhã desta sexta (3) ocorreu pouco mais de uma semana após vir à tona o caso de uma adolescente, estudante bolsista e filha do porteiro da escola Portinari, ser alvo de ataques racistas em um grupo de WhatsApp. Nas mensagens, um dos estudanteS afirma que vai iniciar uma arrecadação para tirar a garota do subúrbio. “Vamos fazer uma vaquinha pra te tirar da favela. Debaixo da ponte já serve”.

A escola Cândido Portinari chegou a enviar nota à imprensa considerando a conduta inaceitável e, em seguida, proibiu que os alunos envolvidos fossem rematriculados. “Estivemos aqui como vereadores, mas também como pessoas comprometidas com a luta antirracista, para ouvir a escola e ver como podemos pensar ações de combate ao racismo e a todo tipo de intolerância e preconceito. Ações como estas devem servir de exemplo para todas as instituições, nosso objetivo é que seja algo cotidiano”, declarou Marta.

Para o vereador Suíca, a reunião foi bastante propositiva. “Nosso intuito é que as comissões colaborarem com o tratamento das questões raciais nas escolas, buscando realizar ações informativas e educativas para conscientizar os estudantes pelo fim do racismo na nossa cidade”, afirmou. Da escola, estiveram presentes a diretora Silvana Araujo e o gestor administrativo Alecir Silva.

Colégio Sartre – Já no dia 25 de novembro, aconteceu uma reunião entre vereadores de Salvador e a direção do Colégio Sartre para tratar do caso de racismo que aconteceu envolvendo alunos da instituição de ensino.
O caso da instituição em questão veio a tona após circularem prints com ataques racistas em um grupo do WhatsApp. O assunto está sendo acompanhado por uma comissão na Câmara , pela Defensoria Pública e pelo Ministério Público.

LEM: Incêndio de grandes proporções atinge depósito de material reciclável

Um incêndio de grande proporção atingiu um depósito de material reciclável em Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado. A situação ocorreu nessa quarta-feira...

Homem recebe mais de 15 tiros em bar no Caji e crime pode ter sido motivado por homofobia

Um homem de 34 anos recebeu mais de 15 tiros em um bar, no bairro de Caji, em Lauro de Freitas, no último sábado...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

LEM: Incêndio de grandes proporções atinge depósito de material reciclável

Um incêndio de grande proporção atingiu um depósito de material reciclável em Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado....
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

LEM: Incêndio de grandes proporções atinge depósito de material reciclável

Um incêndio de grande proporção atingiu um depósito de material reciclável em Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado....

Homem recebe mais de 15 tiros em bar no Caji e crime pode ter sido motivado por homofobia

Um homem de 34 anos recebeu mais de 15 tiros em um bar, no bairro de Caji, em Lauro...

MORRO DO CHAPÉU: gestão de Juliana Araújo é aprovada por 81,98% e prefeita deve ser reeleita com votação recorde

A prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo, seria reeleita com ampla folga se as eleições fossem hoje. A...

GRANDE SUSTO! Joalheria Vivara do Shopping Paralela é assaltada

Uma unidade da joalheria Vivara, localizada dentro do Shopping Paralela, em Salvador, foi assaltada na noite desta quarta-feira (24/04)....