Está com déficit de vitamina D? Os sinais que não pode ignorar

Infelizmente a carência de vitamina D no organismo é bastante comum e está por trás da condição conhecida como hipovitaminose D, que por sua vez provoca problemas nos ossos, visto que o elemento é fundamental para a absorção do cálcio.

Adicionalmente, o sistema imunológico, muscular e nervoso requerem vitamina D para funcionarem adequadamente. Sendo que a substância é produzida sobretudo através da exposição aos raios solares e do consumo de alimentos como peixe, ovos e carne.

Ora, o déficit da vitamina surge principalmente como consequência de pouca exposição ao sol e da falta de ingestão de uma dieta pouco variada e rica no nutriente. Mais ainda, refere aquela publicação, certos medicamentos também interferem na capacidade do corpo em absorver vitamina D.

Sintomas de déficit de vitamina D

Os principais sintomas de carência desta substância são cansaço, fadiga, fraqueza muscular e dor na região lombar e nas ancas.

Tratamento

Para contrariar o déficit de vitamina D, os especialistas recomendam a exposição diária ao sol entre 10 a 20 minutos, sempre nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde. É igualmente essencial, o consumo de um regime alimentar rico em nutrientes com a vitamina. Por fim, existem suplementos que ajudam a repor os níveis de vitamina D.

Últimas Noticias