Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Camaçari
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Papa Francisco alerta para “retrocesso da democracia”

O papa Francisco considerou hoje (4) que há “um retrocesso da democracia” na Europa e no resto do mundo, sobretudo por causa do populismo e da “distância das instituições”.

Francisco falou perante a presidente e o primeiro-ministro da Grécia, Katerina Sakelaropul e Kyriakos Mitsotakis, ao chegar ao país onde nasceu a democracia, como afirmou o papa em seu pronunciamento.

“Não se pode deixar de constatar com preocupação como hoje, não apenas no continente europeu, se registra um retrocesso na democracia”, disse o papa, citado pela agência EFE.

Francisco considerou que “o autoritarismo é expedito [diligente], e as promessas fáceis propostas pelo populismo mostram-se atraentes”.

“Em diversas sociedades, preocupadas com a segurança e anestesiadas pelo consumismo, o cansaço e o mal-estar levam a uma espécie de ceticismo democrático”, afirmou o líder da Igreja Católica e chefe de Estado do Vaticano, que iniciou hoje visita à Grécia depois de ter estado no Chipre.

Para o papa, esse ceticismo em relação à democracia “é provocado pela distância das instituições, pelo temor à perda de identidade e pela burocracia”, e o remédio é “a boa política”.

Francisco apelou para que se passe “do partidarismo à participação, do mero compromisso para apoiar uma fação a um envolvimento ativo na promoção de todos”.

Diante de desafios “como a defesa do clima, a pandemia, o mercado comum e as pobrezas generalizadas”, ele insistiu na necessidade de defender o multilateralismo das “excessivas pretensões nacionalistas” e para que as “exigências comuns” se sobreponham “aos interesses privados”.

O papa disse esperar que a resposta “às seduções do autoritarismo” seja “a democracia”, que “à indiferença individualista se oponha o cuidado com o outro”, para que haja “um humanismo renovado”.

“Que é aquilo de que precisam os nossos tempos e a nossa Europa”, acrescentou.

Diante das autoridades gregas, ele lembrou os incêndios que atingiram a Grécia nos últimos anos. Insistiu que “os compromissos assumidos na luta contra as alterações climáticas sejam cada vez mais partilhados e não uma fachada, que sejam encarados com seriedade, que às palavras se sigam atos, para que os filhos não paguem mais uma vez a hipocrisia dos pais”.

Salvador sediará fórum que vai reunir secretários da administração de 26 estados e do Distrito Federal

A capital baiana vai sediar, nos dias 18 e 19 deste mês, o Consad Express e o 128º Fórum do Conselho Nacional de Secretários...

Pistolas de água e objetos cortantes são proibidos na Micareta de Feira

Armas de fogo, pistolas de água, tesouras, facas, alicates, cortadores de unha, espelhos, garrafa de vidro, entre outros itens perfurocortantes ou contundentes serão apreendidos...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Salvador sediará fórum que vai reunir secretários da administração de 26 estados e do Distrito Federal

A capital baiana vai sediar, nos dias 18 e 19 deste mês, o Consad Express e o 128º Fórum...
Fundação Jose Silveira

Salvador sediará fórum que vai reunir secretários da administração de 26 estados e do Distrito Federal

A capital baiana vai sediar, nos dias 18 e 19 deste mês, o Consad Express e o 128º Fórum...

Pistolas de água e objetos cortantes são proibidos na Micareta de Feira

Armas de fogo, pistolas de água, tesouras, facas, alicates, cortadores de unha, espelhos, garrafa de vidro, entre outros itens...

Ato atualiza requisitos de segurança carregadores para telefones celulares

A Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação (SOR) publicou, na quarta-feira (17/4), o Ato Nº 5155, de 17...

Bruno Reis anuncia investimento de R$100 milhões em Centro de Operações de Salvador durante evento sobre Cidades Inteligentes

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, participou na manhã desta quinta-feira (18) da abertura do Connected Smart Cities Regional...