Servidores da Secom se mobilizam e enviam doações para famílias atingidas pelas chuvas no Extremo sul

Nas últimas semanas, municípios do extremo sul da Bahia sofreram com fortes chuvas que deixaram milhares de pessoas desabrigadas. Para ajudar as famílias afetadas, funcionários da Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (Secom) uniram-se numa corrente de solidariedade para somar com as doações que já foram feitas. A ação solidária arrecadou mais de 200 pacotes de água mineral para moradores da região. A Secom contou com o apoio do Corpo de Bombeiros para o transporte e entrega dos donativos.

Para o secretário da Comunicação, André Curvelo, a iniciativa é fruto da união e do trabalho em equipe com os quais os funcionários da Secom sempre se colocam à disposição, principalmente em se tratando de um gesto de solidariedade. “Temos sempre essa preocupação com o social. Fazer o bem faz parte do desenvolvimento do ser humano”, disse Curvelo.
Para a funcionária pública Deise Barbosa, poder fazer algo o mínimo que seja é gratificante.” Temos em algumas ações se colocar no lugar do outro, tentando minimizar o sofrimento para uma esperança maior”, disse Deise.

Governo segue com ações no Sul e Extremo Sul

O Gabinete Avançado do Governo do Estado, montado no município de Itamaraju, segue com as ações de apoio às cidades no apoio às vítimas das enchentes no Sul e Extremo Sul da Bahia. Um total de 250 militares das forças estaduais atuam há 13 dias nas cidades atingidas pelas fortes chuvas, com o suporte de aeronaves e socorristas especializados. O trabalho inclui a logística de distribuição de água, alimentos, remédios e outros suprimentos básicos. As doações são separadas e catalogadas pelos militares. A arrecadação acontece em todos os quartéis e postos avançados dos Bombeiros, na Bahia. Os caminhões com capacidade para até 25 toneladas cada transportam os mantimentos para as regiões onde ainda é possível o tráfego terrestre.

Ações emergenciais na área de Infraestrutura permanecem sendo feitas pelo Governo da Bahia na região. As equipes da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) se concentram na recuperação e manutenção de vias, pontes e estradas, além da limpeza de ruas.

A Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec) apoia o serviço de cadastramento de famílias em situação de vulnerabilidade que residem nos municípios atingidos. O trabalho é realizado junto com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e o CBMBA. Os inscritos podem se candidatar a receber doação de eletrodomésticos, como fogões e geladeiras, além de colchões e botijões de gás.

Já na área da Saúde, o Estado reforça o envio de vacinas e os cuidados com agentes da Vigilância Sanitária, Ambiental e Epidemiológica para o acompanhamento de doenças que podem surgir em decorrência das enchentes.

Últimas Noticias

Traficantes recorrem a portos do Nordeste para distribuição de cocaína

Santos é considerado um dos principais pontos de distribuição de cocaína, por via marítima, no mundo. Localizado no litoral...