Hiperglicemia? ‘Fuja’ destes cinco alimentos

A diabetes é uma doença crônica que se caracteriza pelo aumento da glicose no sangue e que pode não só reduzir a qualidade como o número de anos de vida. No entanto, está ao seu alcance preveni-la.

Para tal, o The Sun falou com a nutricionista Sally Roxburgh, que partilha conselhos que vão ajudá-lo no processo de reeducação alimentar e te diz quais os alimentos a evitar.

1- Sucos de fruta

O consumo excessivo de sucos de fruta pode resultar em picos de açúcar no sangue e em aumento de peso. “Nunca recomendaria excluir totalmente nenhuma fruta devido ao valor nutricional que contêm. No entanto, algumas podem ser substituídas para pacientes com diabetes tipo 2″, explica a nutricionista. Frutas como o abacaxi, a laranja e a banana podem ser substituídas por frutos vermelhos ou maçã, por exemplo. Já as frutas em conserva, diz, devem ser evitadas.

2- Carnes processadas

Carnes processadas como o salame, o presunto e a carne vermelha devem ser evitados. Segundo Sally Roxburgh, esses alimentos provocam aumento de peso, um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da diabetes. A nutricionista recomenda carnes mais magras, como frango e peru. “Refeições prontas e alimentos processados ​​​​devem ser evitados, pois geralmente contêm açúcares e gorduras ocultas que aumentam o açúcar no sangue, provocam aumento de peso e predispõem para o aparecimento de doenças cardíacas”, alerta.

3- Alimentos ricos em hidratos de carbono

A médica Naomi Newman-Beinart, igualmente citada pelo The Sun, refere que os alimentos ricos em carboidratos, como o arroz, a massa, as batatas e, entre outros, as frutas, são responsáveis pelo fazer disparar os níveis de açúcar no sangue. Tendo isso em conta, deve substitui-los por opções integrais, uma vez que que a fibra faz com que o açúcar no sangue suba mais lentamente.

4- Bebidas açucaradas

Evite bebidas que contenham açúcar e adoçantes na composição. Também não deve acrescentar açúcar ao chá ou café, por exemplo. Da mesma forma, a ingestão de refrigerantes e álcool deve ser limitada, pois são calóricos e ricos em açúcar. No entanto, estas bebidas podem ser úteis em caso de hipoglicemia aguda.

5- Bolos

Os bolos devem ser evitados ao máximo, uma vez que possuem um alto teor de açúcar.

Últimas Noticias