Pretas Por Salvador apoiam ato contra falta de acessibilidade nos ônibus de Salvador

Para o mandato coletivo Pretas Por Salvador (PSOL/BA), o tema acessibilidade nos ônibus de Salvador tem sido pauta desde o início do mandato. É nesse sentido que as Pretas apoiaram o protesto realizado pelo movimento ‘Vai ter Gorda’, que aconteceu nesta quarta-feira (19), na Estação Lapa. Visando o combate a gordofobia e a garantia de mais acessibilidade nos transportes públicos, o manifesto é também uma forma de reivindicar os direitos básicos de toda sociedade. É nessa perspectiva que o ato destacou a forte necessidade de políticas públicas inclusivas.

Em dezembro de 2021, as Pretas conquistaram uma grande vitória para Salvador, aprovando o PL nº 302/21, a entrar em vigor na segunda semana de setembro de 2022. Um dos poucos já em atuação no país, o PL estabelece a semana municipal em combate a gordofobia e tem por objetivo garantir direito, acesso e debates acerca desse tema que causa violência, exclusão, danos políticos, econômicos, sociais e outros.

Também de autoria da mandata, a CMS aprovou o PIN nº 494/2021 que indica que a prefeitura adote estratégias de fiscalização nos serviços de transporte público, com a finalidade de viabilizar o direito à mobilização segura para pessoas gordas e/ou com obesidade. Tendo em vista esse enfrentamento, a mandata aprovou também o PIN 495/2021 que propõe a propagação de campanhas de combate a gordofobia e os direitos da pessoa gorda, através de busdoor, bem como a inclusão no programa de formação continuada de profissionais que trabalham no sistema de transporte público, com objetivo de conscientizar sobre a gordofobia e acessibilidade para pessoas gordas e/ou obesas.

Últimas Noticias

Semob realiza operação conjunta de combate ao transporte clandestino

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) comandou, nesta sexta-feira (20), mais uma operação de combate ao transporte clandestino em...