Brasil conquista o troféu de campeão absoluto do Sul-Americano de Marcha

Caio Bonfim foi o destaque da seleção brasileira adulta na disputa do Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética, realizado neste domingo (6/2) num circuito de 1 km, montado na Avenida José Larco, em Miraflores, bairro de Lima, no Peru. Ele conquistou a medalha de prata na prova dos 20 km, com o tempo de 1:23:07. Sempre bem disputada, a competição teve largadas a partir das 8 horas de Brasília, com sol e calor de cerca de 23 graus.

“Vim defender meu título, conquistado há dois anos, aqui mesmo no Peru. Fiquei feliz com minha atuação porque dei o meu máximo. Estou bem treinado e vamos subir degrau por degrau durante toda a temporada”, comentou Caio, medalha de bronze no Mundial de Londres-2017, dois pódios em Jogos Pan-Americanos (bronze em Toronto-2015 e prata em Lima-2019), além de quarto colocado nos Jogos Olímpicos do Rio-2016.

O campeão foi o peruano Cesar Rodrigues Diburga, com 1:23:00.06, que levou o primeiro título para seu país nesta prova. O equatoriano Jordy Rafael Jimenez, com 1:25:28, ficou com o bronze. Matheus Gabriel Correaterminou em quarto lugar (1:25:53), enquanto Lucas Mazzo completou o percurso em oitavo, com 1:31:22, seguido de Paulo Henrique Ribeiro, com 1:34:05.

A competição serviu de preparação para os atletas que têm índices para o Campeonato Mundial de Marcha por Equipes, que será disputado nos dias 4 e 5 de março, em Mascate, Omã.

Nos 20 km feminino, Bruna Batista de Oliveira ficou em nono lugar, a brasileira mais bem colocada, com 1:42:55. A vitória foi da equatoriana Glenda Morejón, recordista sul-americana da prova, com 1:31:09.

Nos 35 km masculino, Rudnei Nogueira foi o brasileiro mais bem classificado, ficando em sexto lugar, com 2:48:31. Diego Pereira Lima terminou em oitavo, com 2:51:04. O ouro ficou com o peruano Luís Henry Campos, com 2:40:18. No feminino, Viviane Lyra obteve a quarta colocação, com 3:00:50. Já Mayara Vicentainer ficou em 10º, com 3:06:57. O pódio foi todo equatoriano, com destaque para a campeã Paola Pérez, com 2:48:27.

No Sub-20 masculino, João Victor Magalhães ganhou a medalha de bronze nos 10 km, com o tempo de 45:16.64, seguido de Heron Miranda. em quarto, com 45:26.53. Já no feminino, Gabriely Santos ficou em quarto lugar nos 10 km, com 52:54.49.

No Sub-18 masculino, Kaubert França também conquistou o bronze ao completar os 10 km, com 52:54.88. No feminino, Gabrielly Neves terminou na quinta colocação nos 5 km, com 27:23.57.

Na classificação geral, o Brasil foi o campeão absoluto do evento, campeão da categoria masculina e vice-campeão da feminina. “Fizemos história. *O Brasil é campeão do Sul-Americano de Marcha Atlética! Meus agradecimentos a todos os atletas, vocês foram gigantes, aos treinadores, oficial e aos integrantes da equipe multidisciplinar por esse grande feito, inédito. Obrigado dirigentes estaduais e todos treinadores pessoais dos atletas”, disse Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileria de Atletismo (CBAt), que acompanhou a delegação em Lima.

Fonte: CBAt

DE OLHO NO FORTALEZA! Bahia treina firme com foco em jogo decisivo

Os atletas do elenco principal do Bahia tiveram mais um dia de treinos no CT Evaristo de Macedo, nesta segunda-feira (30/06). Este foi o...

Cirurgia que altera cor do olho tem uso restrito para pessoas cegas

A cirurgia que permite a mudança da cor dos olhos por meio da pigmentação da córnea é um procedimento de alto risco, com resultados...
Fundação Jose Silveira

DE OLHO NO FORTALEZA! Bahia treina firme com foco em jogo decisivo

Os atletas do elenco principal do Bahia tiveram mais um dia de treinos no CT Evaristo de Macedo, nesta...

DE OLHO NO FORTALEZA! Bahia treina firme com foco em jogo decisivo

Os atletas do elenco principal do Bahia tiveram mais um dia de treinos no CT Evaristo de Macedo, nesta...

Cirurgia que altera cor do olho tem uso restrito para pessoas cegas

A cirurgia que permite a mudança da cor dos olhos por meio da pigmentação da córnea é um procedimento...

Prefeitura alcança 1 mil casas reformadas pelo Morar Melhor em Brotas

A Prefeitura de Salvador entregou nesta segunda-feira (30) mais 100 casas reformadas em Brotas por meio do programa Morar...

CERCO FECHADO! Bonde do CV troca tiros com a PM no Nordeste de Amaralina

Integrantes do Comando Vermelho (CV) trocaram tiros com a Polícia Militar na manhã desta segunda-feira (30/07), no bairro do...