O Informe Baiano conversou com diversos moradores de Engomadeira e também policiais que atuam no combate aos bandidos da região, na manhã deste domingo (27/02). Uma guerra entre duas facções que atuam no bairro e no vizinho Tancredo Neves foi declarada.
Com isso, diversos tiroteios foram registrados nos últimos dias. Alguns confrontos envolvem mais de 100 traficantes. Mas afinal, porque os dois grupos que até então conviviam bem entraram em guerra?
“A situação da Engomadeira é a seguinte. De fato a rebelião no presídio com seis mortes foi o fator marcante para essa guerra, mas essa briga entre Lajinha e Candelária é antiga. Desde a época de Sassá que eles tentam fazer com que a Lajinha vire aliada deles”, pontua a fonte do Informe Baiano.
“No domingo da rebelião os ‘caras’ da Candelaria achavam que um integrante da facção deles teria morrido, se acharam no direito de mandar fechar tudo e parar a festa paredão (no final de linha da Engomadeira). Daí começou a discussão e o tiroteio”, acrescenta.
“Os traficantes da região do Buracão e Escadão avisaram que não iriam se meter nessa guerra. Ou seja, a guerra é entre Lajinha e Candelaria. Candelaria que é liderada pelo traficante Galo Preto, depois dele vem o Galo Branco e Galego. Resido na região próxima da Candelaria, região que eles mandam também, e não aguentamos mais a falta de respeito”, desabafou.
“Sou trabalhador, minha mãe é uma idosa e eles não tem respeito por ninguém. Obrigam a gente e os demais moradores deixarem as portas abertas, entre outras coisas. Os ‘soldados’ deles mesmos dizem que nem a própria facção deu apoio a essa situação”, finaliza a fonte do IB.
https://www.instagram.com/tv/CafKFxUl8C0/?utm_medium=copy_link
Posicionamento da PM
A Polícia Militar confirmou em nota enviada ao Informe Baiano os tiroteios na região, na tarde de sábado (26/02) e também neste domingo. Abaixo os comunicados:
Nota sobre o ocorrência no sábado
“Guarnições da 23ª CIPM foram acionados, na tarde de sábado (26), a fim de verificar denúncias de homens armados efetuando disparos na Rua Carla, em Tancredo Neves. Ao chegarem, os policiais realizaram varredura em toda a localidade. Posteriormente, um novo chamado direcionou as equipes para a localidade conhecida como Candelária, na Engomadeira. Os pms se dirigiram ao local, mas não detectaram quaisquer suspeitos. O policiamento na região foi intensificado com o apoio de militares do Batalhão de Polícia de Choque (Bpchq) e da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) Rondesp Central”.
Nota da PM sobre ocorrência no domingo
“Policiais da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) Rondesp Central foram acionados pelo Cicom por volta das 07h40min deste domingo (27) em razão de denúncias de disparos de arma de fogo no final de linha da Engomadeira. Ao chegarem ao local indicado, as guarnições intensificaram a atuação na região por meio de rondas e abordagens. Nenhum suspeito foi localizado”.